Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


MEIO AMBIENTE E URBANISMO

natal.rn.gov.br » Meio Ambiente e Urbanismo » SEMURB – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

  • Programas e Projetos


Agenda Verde
Formação de Agentes Comunitários Ambientais
Planeta
Mamulengo no Parque
Baú Cênico Ambiental
Sábado Ecológico
 
 
  • Agenda Verde

    Esta agenda tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

  • Mamulengo no Parque

    Apresentar de forma clara, objetiva e dinâmica, a estrutura, importância e usos do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte aos alunos da rede pública e privada da Cidade do Natal e visitantes do mesmo, por meio de um teatro de mamulengos que conta histórias específicas sobre a fauna e flora do Parque da Cidade.

  • Baú Cênico Ambiental

    Estimular o senso ambiental através das artes, promovendo assim a Educação Ambiental de forma lúdica e transversal por meio de um baú que contém materiais artísticos.

  • Planeta "Em-Cena"

    Estimular o senso ambiental através das artes, por meio de apresentações com mamulengos, na promoção da educação ambiental tratada de forma global nas escolas e comunidade.

  • Formação de Agentes Comunitários Ambientais

    Formar agentes comunitários atuantes na defesa e na manutenção do meio ambiente saudável protegido em legislação específica, capacitando os jovens selecionados com informações referentes aos aspectos físicos, florísticos e faunísticos da comunidade em que esteja inserido e das áreas adjacentes.

  • Sábado Ecológico

    Promover ações de plantio e conscientização ecológica em todos os bairros da cidade.

Plano de Arborização de Natal
Recepção de Resíduos Perigosos
Orientação à Compensação Ambiental Via Carbono
Reuso de Água das Edificações
Coleta Seletiva - Conhecer para Utilizar
Inventário Florístico de Natal
 
 
  • Plano de Arborização de Natal

    Estimular o envolvimento da população no replantio de espécies vegetais arbóreas na nossa cidade, por meio da participação, pela Internet, de cidadãos e empresários locais.

  • Inventário Florístico

    A princípio o projeto avaliará o comportamento da vegetação vigente, montando um inventário. A seguir tem-se um sistema de monitoramento da arborização galgado em teorias dos Sistemas de Informações Geográficas-SIG. Espera-se que os resultados obtidos permitam obter um contínuo monitoramento da relação vegetação-cidade e que possam melhorar a qualidade do conforto ambiental o que, necessariamente, implicará numa melhor qualidade de vida da população.

    Apresentação inventário florístico Parque de Natal

    Relatório - Inventário Arbóreo 2015

  • Coleta Seletiva

    Evolver os moradores – principalmente de edifícios de apartamentos – na utilização de práticas de coleta seletiva do lixo produzido, potencializando assim a difusão das informações.

  • Recepção de Resíduos Perigosos

    Estimular a adoção de práticas sustentáveis de rejeito dos produtos potencialmente tóxicos e perigosos, por meio de locais específicos para o seu acondicionamento como lixeiras especiais.

  • Orientação à compensação Ambiental Via Carbono

    Orientar as empresas em práticas de sustentabilidade ambiental baseadas em metas de diminuição na emissão de carbono, por suas atividades, como forma de gerar um certificado emitido pela Prefeitura com indicadores e taxas da economia de carbono efetuada.

  • Reuso de Água das Edificações

    Estimular a reutilização das águas servidas pelas edificações residenciais, por meio de incentivos fiscais e assessorias técnicas.

Plano de Redução de Riscos
Endereço da Gente
Calçada da Gente
ReHabitar
Publicidade Legal
Memória: Minha Cidade
 
 
  • Endereço da Gente

    Identificar todos os logradouros públicos da cidade do Natal, priorizando as ruas, largos, travessas e avenidas que não possuem sinalização adequada, assim como implementar nos bairros da Região Norte e Oeste uma campanha para nominação e sinalização das ruas que ainda não possuem topônimo definido. Envolver, para isso, a população moradora, as escolas públicas e as associações de moradores, no sentido de contribuir para soluções locais e participativas com nomeações de ruas relacionadas à história do bairro ou da comunidade.

  • Calçada da Gente

    Ampliar a capacidade de mobilidade, deslocamento e acessibilidade dos pedestres pelas calçadas da cidade, desobstruindo assim os locais de comércio intenso por meio de ações de educação ambiental, cidadania e respeito aos espaços livres públicos.

  • Publicidade Legal

    Promover, divulgar e ampliar a normatização sobre o uso de meios de anúncios garantindo a preservação da paisagem natural, histórica, e turística, a segurança do trânsito de motoristas e pedestres, concomitantemente com os interesses publicitários através de ações de educação ambiental, cidadania e respeito aos espaços públicos. Estimular o envolvimento da população no controle de meios de anúncios no município, por meio da participação, em escolas, empresas, associações comunitárias e pela Internet.

  • ReHabitar

    O Programa ReHabitar, elaborado com o apoio do Programa Cidade Brasil tem como base jurídica a Lei 5.567, de 2 de julho de 2004 (D.O.M. n. 527) e objetiva auxiliar na reestruturação urbana de espaços públicos e privados localizados em uma determinada área da cidade que apresenta processos de desequilíbrio urbano no uso da Infraestrutura instalada, no declínio de funções exercidas de desvalorização imobiliária, dentre outros. As áreas de atuação são os bairros da Ribeira e Cidade Alta.

  • Plano de Redução de Riscos

    O Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR objetiva o mapeamento das áreas para posteriormente traçar os rumos do planejamento urbano das mesmas, hierarquizadas por nível de criticidade, abrangendo os assentamentos localizados em encostas e/ou susceptíveis a inundações, localizados em flancos dunares e adjacências ou em outras áreas que se mostrem inadequadas para real e completa inserção social desses assentamentos na cidade formal.

  • Memória: Minha Comunidade

    O Programa visa preservar a memória das comunidades, a partir do relato de seus moradores. Deste modo, poder possibilitar o desenvolvimento de atitudes e posturas cidadãs, pois, ao conhecer o passado de sua comunidade e refletir sobre ele, o comunitário adquirirar, cada vez mais, um sentimento de pertença.

Semurb mais perto de você
Humanização da SEMURB
Modernização SEMURB
 
 
  • Humanização da SEMURB

    Os objetivos principais são promover um melhor relacionamento entre os servidores e aumentar a produtividade individual e por setores, através de ações que permitam ao servidor um efetivo desenvolvimento pessoal, profissional e comportamental.

  • Modernização SEMURB

    O objetivo é fazer da SEMURB a secretaria municipal mais moderna da cidade do Natal até dezembro de 2010, implantando novos procedimentos operacionais, buscando a eficiência dos processos e promovendo a melhoria contínua dos serviços prestados pela secretaria.

  • SEMURB mais perto da gente

    Disponibilizar diversos serviços de licenciamento da SEMURB mais perto de você, através de postos de atendimento descentralizado.


SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css