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30/10/2025 18:10
  • Ouvidoria Geral do Município participa do II Seminário de Ouvidorias Públicas e Direitos Humanos
CGM

A Ouvidoria Geral do Município de Natal participou, na manhã da última quinta-feira (30), do II Seminário de Ouvidorias Públicas e Direitos Humanos, realizado das 8h às 12h, no auditório Angélica Moura, na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

O evento foi promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CONTROL), em parceria com a Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), e teve como tema “Escuta Humanizada, Mediação de Conflitos e Controle Social”.

Durante a programação, foram discutidos temas relacionados à escuta qualificada, empatia e participação cidadã na construção de políticas públicas mais inclusivas.

O seminário teve como objetivo principal fortalecer o papel das ouvidorias como espaços de diálogo, transparência e promoção dos direitos humanos, e contou com a presença de gestores públicos, ouvidores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil.

Entre as palestrantes, destacaram-se: Dra. Mariana Barbalho – Ouvidora-Geral do Ministério Público, Promotora de Justiça, ex-professora de Direito da UFRN e da FESMP, integrante do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH/MP); Maria Eugênia de Souza Soares – Psicóloga, especialista em Direitos Humanos e Famílias, professora universitária, consultora e colaboradora da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia do RN; Dra. Lizziane Queiroz – Pesquisadora do Observatório dos Direitos Sociais do Semiárido, que apresentou a palestra “A Ouvidoria como Ferramenta de Apoio para o Controle Social”.

O encontro contou ainda com a presença de representantes de diversas secretarias municipais, como SEINFRA, SEFIN, SEMUL, SEMURB e SMS, reforçando o compromisso da Prefeitura do Natal com a transparência, a participação da população e a defesa dos direitos humanos.

A participação da Ouvidoria Geral do Município de Natal reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer os canais de escuta com a população e promover uma atuação cada vez mais humanizada, eficiente e próxima do cidadão.





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