natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O projeto MUNDANIDADES, com o apoio da Prefeitura do Natal, dá continuidade à pesquisa “Estudos para a Fuga” e propõe um espaço de intercâmbio entre artistas visuais de diferentes cidades, com foco nas conexões entre arte contemporânea, crise ecológica e práticas coletivas. A iniciativa será realizada na Zona Oeste de Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), e contará com programação híbrida e gratuita.
O projeto é executado pelo coletivo Bolide 1050 e foi contemplado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) de Natal, criado pela Prefeitura por meio da Lei Nº 4.838. O FIC tem como objetivo apoiar a produção cultural na cidade, especialmente por meio de bens culturais públicos, e viabilizar ações de interesse coletivo que beneficiem os diversos segmentos da cultura local.
“MUNDANIDADES é, antes de tudo, um convite à experimentação e ao diálogo. É um campo fértil onde práticas artísticas se entrelaçam com modos de vida, crítica ambiental e imaginação coletiva — abrindo caminhos para novas formas de existir e criar em coletividade”, afirma Sanzia Pinheiro, coordenadora e produtora do evento.
A metodologia do projeto se baseia na investigação de poéticas sobre os desafios contemporâneos, como o esgotamento da modernidade, a separação entre natureza e sociedade e as urgências da crise ecológica. O objetivo é promover trocas de saberes e repertórios entre artistas locais e de outras regiões do país, ampliando estratégias de criação, pesquisa e atuação coletiva.
“O projeto surgiu a partir de estudos realizados por mim e por Sanzia. Nasci e me criei na Zona Oeste e tenho uma relação profunda com esse lugar. Desejo que o Mundanidades, por meio de diálogos, trocas de conhecimentos com a comunidade e saberes sobre arte, possa agregar cultura à vida local e também resgatar manifestações populares”, afirma Diego Dionísio, coordenador e produtor do evento, que ministrará a oficina “Aparições multiespécies: poéticas da coexistência".
As inscrições acontecem via formulário online:
PROGRAMAÇÃO
A programação inclui um seminário híbrido com dois encontros online, dedicados a rodas de conversa entre os artistas, e um dia presencial de convivência imaginativa e criativa no bairro da Cidade da Esperança, com oficina, roda de capoeira e experimentações estéticas abertas ao público. A atividade acontece na tenda do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), no bairro Cidade da Esperança e vai unir participantes do projeto e moradores da comunidade. O produto das oficinas será reunido num catálogo digital com registros das trocas, vivências e criações geradas durante os encontros.
Encontros virtuais:
15 DE AGOSTO
Relações Interespecíficas, com Ana Beatriz (RJ) e Lyz Vedra (CE)
22 DE AGOSTO
Entrelaçamentos entre terra e rio, com Alexandre Américo (RN) e Davi Jesus (MG)
Encontro presencial:
29 DE AGOSTO Cidade da Esperança, Natal/RN (CEMURE)
Sanzia Pinheiro (RN) e Diego Dionisio (RN) - Roda de conversa
Diego Dionisio - Oficina "Aparições multiespécies".
Grupo de Capoeira Brasil - Samba de roda e capoeira