natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal realizou mais uma reunião da Câmara Temática com o objetivo de apresentar e avaliar as ações desenvolvidas ao longo do mês de junho pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). O encontro, que contou com a participação de secretários municipais, teve como foco o papel da Defesa Civil durante o período de intensas chuvas na capital.
Entre as ações destacadas está o monitoramento contínuo de 26 lagoas de captação com nível médio e alto, além da atuação em áreas de risco identificadas durante o mês. A secretária Samara Trigueiro, reforçou a importância do trabalho intersetorial, com ações integradas entre diversas secretárias, o que possibilita respostas mais ágeis e eficientes diante das ocorrências climáticas.
As lagoas de captação vêm passando por limpeza constante como medida preventiva. Além disso, a Semdes promoveu uma reformulação nos documentos utilizados nas vistorias, o que resultou em maior agilidade nos atendimentos à população e mais eficiência nos processos técnicos.
Ao longo do semestre, a Defesa Civil realizou 128 vistorias, resultando em 43 interdições e 7 desinterdição. Somente no mês de junho, no período de 5 dias, foram feitas 18 vistorias e 12 interdições em residências.
Como parte da qualificação contínua, 30 agentes do Grupo de Ação e Emergência (GAE) participaram de cursos de capacitação voltados ao aprimoramento das ações em situações de desastre. Também foram realizadas ações educativas em escolas e comunidades, com foco na atuação da Defesa Civil e na conscientização sobre o descarte adequado de resíduos, além de atividades em conjunto com o Corpo de Bombeiros voltadas à prevenção no uso de fogos de artifício.
Outro destaque foi o teste do sistema Defesa Civil Alerta, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que envia alertas para a população em casos de eventos extremos, como enchentes e deslizamentos, reforçando a confiabilidade do sistema de proteção.
A Semdes informou, ainda, que foram atualizados e revisados diversos planos estratégicos, entre eles o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), o Plano de Contingência de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, o Plano de Ação Climática e o Plano de Contingência Nacional (Plancon).