natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Na manhã desta terça-feira (1º), a Prefeitura do Natal promoveu uma vivência ecológica inclusiva voltada para pessoas com deficiência, unindo educação ambiental e práticas de inclusão. A ação aconteceu no Espaço Natal Sustentável (Viveiro Municipal), localizado próximo ao viaduto do Baldo, e foi coordenada pelo Comitê Municipal de Conscientização e Inclusão do Autismo, presidido pela vice-prefeita Joanna Guerra e pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), através do projeto Planta Natal.
Com uma programação variada e acessível, o evento proporcionou experiências sensoriais e educativas em meio à natureza. Entre as atividades, destaque para a palestra sobre a importância das árvores, a exposição “Caixa de Insetos” sobre biodiversidade, oficina de produção de mudas de acerola, trilha sensorial e roda de conversa sobre resíduos sólidos e coleta seletiva.
A vice-prefeita Joanna Guerra destacou que ações como essa reforçam o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais inclusiva e sustentável. “A Prefeitura encerrou o Junho Verde com várias ações ambientais e está iniciando julho com foco na inclusão. Pensar sustentabilidade também é pensar em acessibilidade, desde a escolha das mudas até o estímulo sensorial. O Viveiro Municipal é um exemplo disso: já doou mais de 7 mil mudas e plantou mais de 14 mil árvores, contribuindo para um futuro mais verde. Esse é só um dos passos dentro das discussões do Comitê da Pessoa Autista. As ações voltadas para pessoas com deficiência continuarão e serão ampliadas", afirmou.
Para Hemerson Macedo, pai do pequeno Arthur, de 6 anos, a manhã no viveiro foi uma oportunidade única de proporcionar ao filho um contato diferente com o ambiente natural. “É muito especial ver as crianças em contato com a natureza. Para nós, que temos filhos atípicos, o dia a dia costuma ser muito voltado para terapias e compromissos, e sobra pouco tempo para vivências como essa. Ter essa oportunidade é enriquecedor, permite que eles explorem novos estímulos e se conectem com o mundo de outra forma", compartilhou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura do Natal com a construção de uma cidade mais verde, acessível e inclusiva para todos. Ao integrar educação ambiental com ações voltadas para pessoas com deficiência, a gestão municipal dá um passo importante na promoção de políticas públicas que respeitam as diversidades e fortalecem o senso de pertencimento.
Também participaram da vivência ecológica inclusiva o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves; o presidente da URBANA, Alvamar Vale; o coordenador do programa Planta Natal, Rodrigo Barbosa; o presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF RN), Dário Gomes, e os vereadores Daniel Santiago e Tércio Tinoco.