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A Secretaria Municipal de Educação de Natal vem promovendo os encontros formativos do programa "Avexadas para Aprender". Nesta sexta-feira (25), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), foi à vez da equipe de História e Geografia, com a temática “Assembleia de Classe”.
O programa Avexadas, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Natal, UNICEF e o Governo do Rio Grande do Norte, visa transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor e inclusivo, onde os estudantes possam se apropriar de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. O “Avexadas para Aprender” busca enfrentar a cultura do fracasso escolar entre estudantes em situação de distorção idade/ano, de escolaridade (correção de fluxo).
Os princípios que norteiam essa proposta pedagógica são fundamentados em valores como ensinar e aprender, acolhimento, escuta ativa, protagonismo, singularidade e inclusão. Cada um desses pilares busca garantir que todos os estudantes se sintam valorizados e engajados no processo educativo, promovendo uma cultura de diálogo e respeito nas salas de aula.
A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Ana Beatriz Câmara Maciel, destacou a relevância do encontro para os professores de História e Geografia. "Foi o nosso primeiro encontro dedicado à formação desses educadores. Através dele, eles puderam vivenciar uma série de experimentos práticos sobre o programa, compreendendo melhor a estrutura curricular e os eixos temáticos aos quais estão encarregados. Em particular, discutimos a Assembleia de Classe, que é um dos componentes centrais da nossa proposta", explicou Ana Beatriz. Ela enfatizou que este foi um momento esclarecedor para os professores, muitos dos quais não tinham acesso prévio ao conteúdo do programa. "Com essa formação, eles conseguiram entender como planejar as aulas dentro da proposta do programa, alinhando as práticas pedagógicas às diretrizes estabelecidas", completou.
A professora de Geografia da Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira, Marleide Gorgônio, também compartilhou a perspectiva sobre a importância dos encontros formativos. “Esses momentos são fundamentais para minha prática docente. Eles nos expõem a novas metodologias e abordagens que muitas vezes não temos oportunidade de explorar no dia a dia. Além disso, as trocas com colegas de outras instituições enriquecem nossa experiência e nos permitem compartilhar desafios e soluções”.
Guiliana Carvalho, assessora pedagógica da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e coordenadora do programa “Avexadas para Aprender”, enfatizou ainda mais a importância da escuta ativa nas escolas. “Desenvolver estratégias eficazes de acolhimento e escuta são essenciais. Cria um ambiente mais receptivo e incentiva os estudantes a se comprometerem com o aprendizado”.