Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/04/2025 11:00
  • Boletins pluviométricos passam a ser disponibilizados diariamente no site da Semurb
Acervo Semurb

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (4), boletins pluviométricos diários, além dos mapas climáticos. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população e de instituições interessadas às informações meteorológicas da capital potiguar, de forma simples e transparente.

Para acessar os boletins basta visitar o site da Semurb pelo https://www.natal.rn.gov.br/semurb/monitoramento-climatico e clicar no link "Mapa de Precipitação".

Os boletins pluviometricos serão diários e contemplam dados atualizados sobre as condições do tempo em Natal, com foco especial nos índices de precipitação, no período de 15 dias. As informações são obtidas a partir dos pluviômetros instalados em diferentes regiões da cidade, permitindo acompanhar o comportamento das chuvas em tempo real.

Já os boletins climáticos são relatórios de monitoramento que dispõem de informações climáticas e hidrológicas da cidade. A cada início de mês, haverá a publicação desse relatório, com as coletas do mês anterior, disponibilizando dados complementares referentes a temperatura, pressão, umidade relativa do ar e índice de desconforto térmico.

A publicação dos dois boletins, assim como as instalação dos pluviômetros, fazem parte do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação a Mudanças Climáticas, que foi lançado em dezembro, pela Prefeitura de Natal. O documento reflete o compromisso da cidade em enfrentar as emergências climáticas globais com ações locais e concretas.

“A publicação dos relatórios diários e mensais visa subsidiar o planejamento urbano e ações preventivas diante de eventos climáticos extremos. Quando esses dados são fornecidos em tempo real, permitem uma avaliação mais precisa e ajudam a antecipar medidas que evitem ou amenizem os impactos das chuvas intensas. É uma ferramenta de curto e longo prazo, que envolve a cooperação entre secretarias e a Defesa Civil”, explicou o titular da Semurb. Thiago Mesquita.

Atualmente, Natal conta com 43 pluviômetros instalados. A meta da Semurb é alcançar o número mínimo de 80 equipamentos até o fim deste ano, com a instalação concentrada em escolas e universidades parceiras. “Recentemente, fizemos a instalação na UERN e na UNI-RN. Procuramos locais estrategicamente posicionados próximos a bacias de drenagem ou lagoas, para o monitoramento em tempo real da precipitação”, disse coordenador do projeto, Carlos Da Hora.

Além dos pluviômetros, a Semurb também realiza medições periódicas por meio do Transecto Móvel — um veículo equipado com mini estação meteorológica que circula pelas ruas da cidade na segunda semana de cada mês. “Montamos uma rota que passa pelos 36 bairros de Natal, dividida em dois períodos do dia, das 09h às 10h15 e das 15h às 16h15”, detalha Da Hora. Os dados colhidos contribuem para políticas de arborização urbana, criação de áreas verdes e melhoria do conforto térmico.

Nos próximos meses, a cidade também contará com três estações meteorológicas fixas, que irão registrar automaticamente e em tempo real, os níveis de temperatura, umidade, pressão e dióxido de carbono. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos para garantir cobertura de todas as zonas da cidade. Os dados irão diretamente para a Semurb e devem viabilizar um monitoramento ainda mais preciso.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css