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A XXV Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal da Secretaria Municipal de Educação marcou seu segundo momento na tarde desta quinta-feira (13), no palco do Teatro Riachuelo. A programação vespertina iniciou com a apresentação cultural do Grupo Caninga - Teatro Escola, desenvolvido na Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar, sob a coordenação da professora Nadja Paiva. O grupo encantou o público com o espetáculo "Páginas da Memória: Dançando as Tradições do Rio Grande do Norte".
Na sequência, a programação prosseguiu com uma mesa-redonda sobre "Multiletramentos: interlocução entre aprendizagens, tecnologias, linguagens verbal e não verbal". O diálogo foi conduzido pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, e contou com palestras das professoras doutoras Lisalba Camargo (Microkids) e Marília Forgearinni (UFRGS).
A professora Marília Forgearinni abordou a importância dos multiletramentos como forma de mediação da aprendizagem e de compreensão do mundo. Na exposição, ressaltou que a leitura vai além do texto escrito e envolve olhar, sentir e interpretar o contexto ao redor. Ela destacou a influência do pensamento do educador Paulo Freire e a ideia de que "a leitura do mundo precede a leitura da palavra". A pesquisadora também refletiu sobre as mudanças nas interações sociais ao longo das últimas décadas, impulsionadas pela evolução tecnológica. "Os multiletramentos nos convidam a enxergar a diversidade de perspectivas e a evitar uma visão limitada sobre a realidade", afirmou.
Por sua vez, a professora Lisalba Camargo destacou o papel fundamental do letramento digital na educação contemporânea. Segundo ela, o desenvolvimento da capacidade de usar, avaliar e produzir informação no meio digital é essencial para os estudantes.
Lisalba Camargo apontou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já incorpora diretrizes sobre o uso da tecnologia na educação, dividindo o aprendizado em três eixos principais: pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. "Não podemos ignorar a presença da tecnologia. Precisamos utilizá-la de maneira crítica e responsável, garantindo que os alunos saibam navegar com segurança no ambiente digital", enfatizou.
O primeiro dia da XXV Jenat foi encerrado com a palestra "Escola em Tempos de Dispersão: Diálogos entre as Políticas/Legações Educacionais e uma Aprendizagem para a Emancipação", ministrada pelo professor doutor Alysson Carvalho de Araújo (UFRN) e mediada pela professora Wanessa Cristina Rodrigues, chefe de gabinete da Secretaria de Educação de Natal.
O professor Alysson Araújo enfatizou que o uso consciente da tecnologia pode potencializar o aprendizado, desde que seja mediado de forma adequada. "O desafio é encontrar formas de integrar a tecnologia sem comprometer o processo pedagógico, garantindo que ela seja uma aliada na formação dos estudantes", concluiu.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, e presidente da Jenat, enfatizou a importância do evento para o fortalecimento das práticas educacionais no município. “Este é um momento de aprendizado, inovação e reconhecimento do trabalho de cada profissional da educação que se dedica diariamente ao ensino de qualidade para nossas crianças e jovens”, afirmou.
A XXV Jornada de Educação segue com minicursos e relatos de experiências nos três turnos desta sexta-feira (14), sobre o futuro da educação e as novas práticas pedagógicas diante dos avanços tecnológicos. Foram parceiros da organização da Jenat 2025 a Multiverso das Letras, Sebrae-RN, MicroKids, Feeling e Comércio LTDA e Media Express Plataforma Farol.