natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, esteve presente na noite desta quinta-feira (9) na cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), eleitos para o biênio 2025/2027. O evento, realizado no Teatro Alberto Maranhão, destacou a relevância da Justiça do Trabalho na promoção dos direitos laborais e no fortalecimento da democracia, reunindo lideranças políticas, representantes do Judiciário e membros da sociedade civil.
Durante a solenidade, Paulinho Freire compôs a mesa de honra ao lado de autoridades de diversas esferas. O prefeito destacou a relevância da instituição no fortalecimento das relações trabalhistas. “O doutor Eduardo Rocha é um desembargador muito capacitado, e tenho certeza que sua gestão qualifica ainda mais esse tribunal que é de grande relevância para o Estado do Rio Grande do Norte. Não tenho dúvidas que hoje o TRT-RN ganha muito com a posse do desembargador Eduardo Rocha”, afirmou.
A sessão solene foi marcada pela posse do desembargador Eduardo Serrano da Rocha como presidente e corregedor do TRT-RN, tendo a desembargadora Isaura Maria Barbalho Simonetti como vice-presidente e o desembargador Bento Herculano Duarte Neto como ouvidor. A saudação oficial aos empossados foi proferida pela desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, que exaltou a experiência e dedicação dos novos dirigentes em suas trajetórias de vida pessoal e jurídica.
Durante seu discurso de posse, o desembargador Eduardo Rocha, natural de Natal e formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fez uma homenagem emocionada ao seu pai, o também desembargador José Vasconcelos da Rocha, primeiro presidente do TRT-RN. Ele destacou a relevância do trabalho pioneiro do pai na consolidação do Tribunal no Rio Grande do Norte, afirmando que seu exemplo de dignidade e compromisso com a justiça do trabalho, segue sendo uma grande inspiração.
Eduardo Rocha ressaltou ainda que assume a presidência com humildade e senso de responsabilidade, comprometendo-se a continuar o trabalho de excelência realizado até o momento. “É com coragem, inovação e visão estratégica que me proponho a enfrentar os desafios da nova gestão. Tenho plena consciência de que para cumprir a nossa missão com a qualidade que a sociedade espera, é necessário adotar uma gestão que busca sempre o equilíbrio entre os avanços tecnológicos e o cuidado com o ser humano”, afirmou.
A vice-presidente empossada, Isaura Maria Barbalho Simonetti, também é natalense e possui uma história de dedicação ao Direito. Formada pela UFRN, iniciou sua carreira como servidora pública no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e no TRT da Paraíba, ingressando no TRT-RN como juíza substituta em 1991.
O desembargador Bento Herculano Duarte Neto, também natural de Natal, assumiu o cargo de ouvidor do TRT-RN. Com uma carreira sólida, ingressou na magistratura em 1990 e possui títulos de mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bento é professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho em diversas instituições e presidiu o TRT-RN no biênio 2019/2020.
A solenidade foi concluída com manifestações de compromisso dos novos dirigentes, reforçando o papel essencial do TRT-RN na promoção da justiça e no fortalecimento das relações de trabalho no estado.