05/07/2024 14:30
  • Prefeito entrega instrumentos e equipamentos para Banda de Música da Escola Ferreira Itajubá
Foto: Alex Régis / Redação: Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou nesta sexta-feira (05) instrumentos musicais e equipamentos sonoros que serão utilizados pela Banda Filarmônica da Escola Municipal Ferreira Itajubá e pelos alunos da Escola de Música Severino Cordeiro, ambos os projetos são realizados no bairro das Quintas. A solenidade aconteceu no salão de exposições da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e contou com as participações do deputado estadual Adjuto Dias e do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Para a Banda Filarmônica da Escola Municipal Ferreira Itajubá foram disponibilizados 30 instrumentos e 27 equipamentos sonoros. Já para a Escola de Música Severino Cordeiro, foram entregues 27 instrumentos e 10 equipamentos. Dentre o material disponibilizado estão bateria acústica; caixa de som ativa; teclado; estantes de partitura; flauta transversal; flauta doce germânica; contra baixo elétrico de quatro cordas; bumbos; caixas; surdo; pratos e lira. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal General Girão no valor de R$ 50 mil.

“Este é um momento de extrema importância. A Filarmônica da Escola Ferreira Itajubá e a Escola de Música Severino Cordeiro são um patrimônio do bairro das Quintas e da cidade. Estamos entregando equipamentos modernos, que vão fazer a diferença nas apresentações e na formação dos músicos. A Prefeitura vai seguir apoiando e valorizando esse projeto, pois sabemos da sua relevância”, disse o Álvaro Dias, lembrando que diversos profissionais da música que atuam em Natal e no país são oriundos da Banda Ferreira Itajubá e da Escola Severino Cordeiro: “São iniciativas com impactos positivos na parte cultural, formando e oferecendo profissionais de alta qualidade para o mercado, como também social, ofertando oportunidade e uma chance para os jovens e adolescentes encontrarem uma ocupação por meio da música”, finalizou.

O maestro e coordenador do projeto, Márcio Borges, não escondeu a alegria e a satisfação ao receber os instrumentos e equipamentos. Ele informou que atualmente cerca de 100 pessoas entre professores, estagiários e alunos estão envolvidos nos projetos da Filarmônica da Ferreira Itajubá e da Escola de Música Severino Cordeiro: “Estamos muito felizes com a chegada desses novos equipamentos. Isso é um reconhecimento do nosso trabalho e nos enche de satisfação. Quero agradecer a todos os envolvidos nesse processo e agora é continuar ajudando nossas crianças e jovens através da música”, contou Márcio.