26/06/2024 14:52
  • Diretores da Rede Municipal de Ensino avaliam o Plano de Ação Trienal em vigor
Foto: Manoel Barbosa / SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal reuniu na manhã desta quarta-feira (26) os diretores pedagógicos e administrativos, além de presidentes dos conselhos escolares das unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino para uma formação continuada tendo como tema principal a Avaliação do Plano de Ação Trienal 2022-2024. O encontro ocorreu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A diretora do Departamento de Gestão Escolar, Wanessa Cristina M. de Freitas Rodrigues comentou que mensalmente a SME-Natal reúne os diretores para discutir sobre diversas temáticas pertinentes a gestão escolar. "Está se  aproximando o fim desse triênio, é importante falarmos sobre a avaliação desse período. Iremos tratar sobre a avaliação desse período que os diretores passaram a frente da gestão escolar para verificar o que é preciso melhorar, quais foram as metas que eles conseguiram atingir e aquelas que ainda precisam ser atingidas, essa avaliação é importantíssima", destacou Freitas.

Sobre a oportunidade de participar da formação, a diretora administrativa do CMEI Padre Sabino Gentille, unidade de ensino que fica no Pajuçara, Sírlia Souza de Lima afirma que “somos convidados a refletir a nossa prática para ver se conseguimos implantar o que pensamos no projeto inicial, o que faltou fazer e o que já foi feito para podermos apreciar o que ainda precisa ser realizado. Já conquistamos muitos avanços em relação ao que conseguimos planejar, e nós vamos pensar maior ainda, pensaremos em outras coisas para podermos oferecer sempre aos nossos alunos o que há de melhor”, destacou a diretora administrativa do CMEI Padre Sabino Gentille, unidade de ensino que fica no Pajuçara, Sírlia Souza de Lima.

A secretária adjunta de Gestão Escolar, Sirleide Silva de Oliveira, avaliou a importância da formação. “O monitoramento das metas que foram previstas serão avaliadas pelos diretores, o que foi possível realizar, é uma oportunidade deles reverem seu plano, melhorar, ampliar, avaliar o percurso de toda essa trajetória que foi pensada lá atrás, em 2022 e agora eles estão aqui reavaliando e refletindo suas ações”, disse Oliveira.

Marcelo Mendonça de Carvalho que é diretor pedagógico da Escola Municipal Professor Berilo Wanderley falou sobre a importância da organização. "Já estamos no último ano e o plano trienal é o planejamento desses anos, para estarmos acompanhando, verificarmos o que conseguimos fazer, o que foi possível alcançarmos, o que não e o porque não foi alcançado, existem alguns obstáculos de naturezas diversas e estamos aqui para dar uma revisada nesse plano e conferir o que alcançamos, e também para deixarmos esse plano trienal servir como base para que a próxima gestão possa ter um caminho bem definido a partir das discussões abordadas no dia de hoje", finalizou Carvalho.

O momento formativo contou na abertura com a participação do Grupo Anjos da Paz que entoou músicas populares em alusão aos festejos juninos ao som de uma sanfona.