26/06/2024 12:22
  • Programa Banco de Alimentos combate o Desperdício e Promove da Segurança Alimentar em Natal
Foto: Alex Régis / Secom

O Programa Banco de Alimentos de Natal se destaca como uma importante iniciativa voltada para a segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos. Estabelecido em conformidade com a Lei nº 10.889, de 24 de junho de 2004, que define diretrizes para a criação de bancos de alimentos em todo o Brasil, o programa tem como objetivo coletar alimentos que seriam descartados, mas que ainda estão em condições de consumo, para distribuição a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em Natal, o programa foi regulamentado pelo Decreto nº 12.471, de 23 de março de 2022, vinculado ao Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). A pactuação inicial entre o Governo Federal e o município ocorreu em 2006, visando atender às necessidades locais de segurança alimentar e nutricional.

No entanto, foi em 2022, sob a gestão do prefeito Álvaro Dias e a liderança do então secretário da SEMTAS, Adjuto Dias, que o programa passou por uma significativa reestruturação. Para aprimorar o Banco de Alimentos de Natal, o secretário Adjuto Dias, junto com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Marlene Ramalho, realizaram visitas técnicas a programas bem-sucedidos em outras regiões do país, incluindo o Rio Grande do Sul e João Pessoa, na Paraíba. Essas visitas permitiram a adaptação de boas práticas ao contexto local, resultando em um programa mais robusto e eficiente.

A reestruturação trouxe melhorias notáveis, ampliando o alcance e eficácia do programa em Natal. Sob a atual gestão da SEMTAS, liderada pela secretária Andreia Dias, o compromisso com a segurança alimentar continua firme. Andreia Dias tem se destacado por seu envolvimento ativo e pessoal no programa, evidenciado pela entrega recente de meia tonelada de alimentos ao Instituto Juvino Barreto, uma das instituições cadastradas pelo programa. Esta ação reforça o compromisso da administração municipal em garantir que os alimentos cheguem às pessoas que mais precisam, fortalecendo a rede de apoio e promoção da segurança alimentar.

O Programa Banco de Alimentos de Natal é um exemplo claro de como a cooperação entre diferentes níveis de governo e a busca por boas práticas podem resultar em ações concretas e eficazes em prol da comunidade. Com a liderança atual da secretária Andreia Dias e a operacionalização pela diretora Marlene Ramalho e sua equipe, Natal continua a fortalecer seu compromisso com a segurança alimentar, assegurando que os benefícios do programa alcancem aqueles que mais precisam, promovendo acesso a alimentação de qualidade e desenvolvimento sustentável.