12/06/2023 10:40
  • Festejos juninos na Rede Municipal de Ensino seguem com muita animação
Foto: Adrovando Claro/ SME

Com muita música, figurino temático e comida regional, a Rede Municipal de Educação teve o segundo fim de semana de festas juninas. Neste mês dedicado à cultura nordestina, as escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil aproveitaram as comemorações para trabalhar as mais variadas tradições locais. Neste sábado (10), as festividades aconteceram nos CMEI Professora Marilanda Bezerra de Paiva, Doutora Zilda Arns, Professora Maria Nazaré da Costa Galvão e Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo e na Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira, todas promovendo integração entre estudantes, professores e comunidade escolar.

A diretora pedagógica do CMEI Professora Marilanda Bezerra de Paiva, Nair Lima dos Santos, contou que o arraiá foi organizado com a temática “Canta e Dança o Gonzagão – O Rei do Baião” e buscou trabalhar as músicas e história de Luiz Gonzaga. “A festa junina faz parte da nossa cultura. Caprichamos na organização e realizamos a nossa comemoração com maior orgulho. As crianças têm oportunidade de vivenciar a cultura nordestina na prática, por meio das danças, brincadeiras, trajes juninos e comidas típicas. As crianças aprenderam tudo que o artista representa para o Nordeste”, explicou a gestora.

A programação contou com apresentação das turmas, das professoras e da quadrilha do bairro chamada Guarapeou, além de muitas brincadeiras, culinária nordestina e coroação do Rei e Rainha do Milho de cada sala. O CMEI Professora Marilanda Bezerra de Paiva está situado no bairro Guarapes e atende 214 crianças, das turmas dos níveis III e IV. Na festa estava exposta uma coletânea de trabalhos das turmas.

Para Cintia Kamila Lima de Moraes, mãe de Keven Lima da Silva, do nível IV, o São João do CMEI Professora Marilanda Bezerra foi bastante bonito e animado. “Principalmente a organização, decoração e exposição dos trabalhos das crianças”, afirmou. Já Keven Lima, de seis anos, contou que gostou de aprender músicas de Luiz Gonzaga. “A festa foi bem legal”, disse.

Já os festejos de São João do Centro Municipal de Educação Infantil Doutora Zilda Arns, situado no bairro Felipe Camarão, reuniu 224 crianças e seus familiares.  Atuando como gestora administrativa do CMEI, Edilma Costa M. Vasconcelos, contou que a unidade infantil também homenageou Luiz Gonzaga, que exerce importante efeito diante da cultura nordestina com suas canções.

“Nosso arraiá com o tema “Gonzagão, o Rei do Baião” abrange toda a comunidade escolar, pais, crianças, professores e funcionários. Estamos juntos comemorando e participando desta festividade que faz parte da nossa cultura. Organizamos tudo com bastante carinho e dedicação”, reforçou a diretora Edilma Costa. As turmas dos níveis I ao IV do CMEI trabalharam as obras do cantor e expuseram alguns de seus trabalhos durante a tarde junina e também apresentaram coreografias com as canções do artista.

A mãe de Alane Sophia Gomes de Medeiros, de quatro anos, do nível III, Ingrid Raissa Medeiros de Azevedo, contou que adorou a festa junina e que estava muito feliz com a vitória de Alane, que foi coroada como Rainha do Milho do turno matutino. “A festa foi linda. Tudo maravilhoso. Bastante organizada e em um espaço maior. Fiquei emocionada de ver minha filha desfilando como Rainha do Milho”, disse. Ao lado de Alane de Medeiros, desfilou Anthony Lucas de Souza Santos (Rei do Milho). Já do vespertino, foram coroados Maria Jordânia Lima dos Santos (Rainha) e Luan Felipe Bezerra da Silva (Rei), que também desfilaram sobre os aplausos da comunidade.

Os arraiás deste sábado (10) foram prestigiados pela secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, e pelas equipes dos Departamentos de Gestão Escolar (DGE) e Educação Infantil (DEI).