29/05/2023 16:20
  • Professores de Artes e Educação Física se integram em formação pedagógica
Foto: Cedida

A primeira formação do projeto “Artes e Educação Física: Linguagens em Movimento na Escola”, organizada pelo Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada nesta segunda-feira (29), no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), localizado na Cidade Alta. A reunião tem como objetivo fornecer capacitação aos professores da Rede Municipal de Ensino, explorando as possibilidades pedagógicas das disciplinas de Artes e Educação Física.

As apresentações do Coral Juju Encanto da Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes e do Grupo de Ginástica Rítmica da Escola Municipal Vereador José Sotero abriu a programação.

Palestrando na formação, a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Adeilza Gomes, ressaltou a importância das práticas corporais no processo pedagógico. “Percebemos isso nas duas apresentações culturais na abertura do evento. O prazer das crianças no cantar, no movimento. Até os mais tímidos encontraram valor no momento. O corpo fala na ginástica. Cada grupo tem sua técnica e estética diferenciada, e esses elementos são essenciais no processo formativo dos estudantes”, comentou.

Lecionando na Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes e responsável pelo Coral Juju Encanto, Francisca das Chagas da Silva Oliveira (Silvinha Oliveira), conhecida relatou a experiência em que uma estudante que já fez parte do coral, agradeceu pela oportunidade de participar da atividade, destacando que integrar do coral tinha transformado sua vivência na escola. “Ela chegou a me contar que isso a fez se sentir viva”, disse a professora, reforçando a importância da prática como movimento de inclusão e expressão para os estudantes.

Presente na atividade, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, comentou sobre a importância do evento. “Temos que ver essas crianças como produtores de arte. Para isso, o acesso a momentos como este é fundamental. Nós, professores e gestores somos responsáveis pela imersão e pela acolhida a essas práticas. Assumo esse compromisso para que cada vez mais os projetos sejam fortalecidos e que esse evento tenha também esse sentimento de pertencimento. Precisamos criar referências para os nossos estudantes, precisamos ter referências e dar isso para eles”, pontuou a professora Naire Capistrano, que estava acompanhada do secretário adjunto de Gestão Escolar, Mário Sérgio de Oliveira.

“Quem vivencia e sabe, e gosta, vê o comprometimento. Isso para mim é a maior valorização, meus estudantes felizes, tendo um objetivo no contraturno. Neste momento que ele está trabalhando o corpo, seja com a dança, seja com o teatro”, relatou a professora Kaline Meire Justino, que leciona na Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, que discursou sobre a temática das práticas corporais e sua relevância.

A professora ainda incentivou os colegas professores. “Alguns amigos desistiram. Peço a vocês que não desistam, façam isso pelos estudantes. Eles são os que mais precisam desse amor, dessa afetividade que a arte oferece. Esses momentos de qualidade na escola servem para eles aproveitarem o que a vida tem de melhor a oferecer”, finalizou.