Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/01/2023 11:55
  • SAMU Natal realizou aproximadamente 160 mil atendimentos em 2022
Foto: Samu

Com o propósito de salvar vidas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192 Natal)  Dr. Enildo Alves, realiza atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Atende a uma população de aproximadamente 897 mil, abrangendo os habitantes da região metropolitana de Natal.

“O objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar ao sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências e situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras”, destacou o coordenador geral do SAMU Natal,  Dr. Cláudio Macêdo. 

O SAMU realizou 159.628 atendimentos em 2022. Representando engano foram 9.509  equivalente a 5%; informações 110.551, equivalente a 60%; regulação médica 41.890, equivalente a 23%; transferência ou internação 1.290, significando 3%; e 14.999  trotes, igual a  8%, totalizando 184.136 serviços prestados à população de Natal.


Esse serviço pode ser acionado pelo telefone 192, sendo passível de controle por equipe treinada para efetuar o ordenamento do fluxo dos atendimentos. Para atendermos a essa demanda, contamos com nove Unidades Móveis de Suporte Básico (USBs), três Unidades Móveis de Suporte Avançado (USAs), duas motolâncias, uma Central de Regulação de Urgência (CRU) e o serviço de Transporte Sanitário de Natal (TSN) que conta com uma USA e cinco USBs, para atender todos os transportes eletivos de Natal.


O serviço conta com veículos adaptados ao cumprimento da finalidade de atendimento em UBSs, quando há casos de risco de morte sem a necessidade de internação médica e as USAs, onde destinam-se aos casos de emergência com alto risco que exigem cuidados médicos intensivos até a unidade de destino. 


Para o coordenador geral do SAMU, Dr. Cláudio Macêdo a retenção de macas, utilizadas como leitos hospitalares, assim como os trotes, são situações que dificultam o trabalho do SAMU, mas a equipe tem se empenhado para vencer esses obstáculos e  oferecer  um melhor serviço à população.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css