12/01/2023 18:00
  • Prefeitura participa de vistoria das obras de contenção na Praia de Ponta Negra
Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A Prefeitura do Natal participou de vistoria conjunta com o Ministério Público do Rio Grande do Norte, na tarde desta quinta-feira (12), na orla de Ponta Negra. A vistoria tem o objetivo de observar o andamento das atividades e obras relativas à implantação da nova contenção costeira naquela praia, no trecho que compreende o final do calçadão de Ponta Negra até o Hotel & Resort Serhs.

João Garcia, engenheiro fiscal da Secretaria Municipal de Infraestrutura - Seinfra, afirmou que a execução do serviço está dentro do cronograma, e que a conclusão da obra de enrocamento e engorda de Ponta Negra gera grande impacto para o município, e que ao final, vai trazer grande segurança e tranquilidade aos frequentadores da orla, uma das mais frequentadas da cidade.

De acordo com a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, a ideia é avaliar as soluções que estão sendo tomadas para sanar o problema de desmoronamento de parte do calçadão. “Estamos aqui para avaliar quais as soluções adequadas para resolver o problema dessa cratera e como está sendo feita a instalação das contenções costeiras. Foi uma vistoria técnica e bem esclarecedor”, afirmou.

Uma parte considerável do muro de contenção já foi implantado ao longo dos 1.173 metros de extensão. São blocos de concreto pré-moldados tipo “lego”, que darão sustentabilidade ao calçadão. O projeto está sendo realizado de forma pausada para evitar transtornos aos turistas e banhistas que trafegam pelo local.

Estiveram presentes à vistoria as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, e Infraestrutura, da Prefeitura do Natal, técnicos da empresa responsável pela obra e representantes do Ministério Público do RN e Idema.