25/11/2022 12:50
  • Prefeitura inicia campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas
Foto: Semul

A edição deste ano da campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas” da Prefeitura de Natal e coordenada pela secretaria municipal de Políticas para as Mulheres (Semul) teve início nesta sexta-feira (25) com a realização de uma ação de panfletagem na calçada do Midway. A iniciativa, que seguirá com uma programação extensa até o dia 16 próximo, busca estimular esforços para a superação das situações de violência, contribuindo para a compreensão da necessidade de engajamento social na luta pelos direitos das mulheres e se apresenta como uma importante estratégia de mobilização em prol do fim da violência contra mulheres e meninas.

“Essa já é uma campanha tradicional que realizamos e tem crescido ano após ano. Precisamos reforçar junto à sociedade que a violência contra a mulher é inaceitável. Infelizmente, ainda vivenciamos muitos episódios terríveis e essa cultura de violência só vai ser quebrada com a contribuição de todos. Campanhas como essa ajudam muito nessa compreensão”, disse a titular da Semul, Maria José Medeiros.

A secretária ficou muito satisfeita com o resultado da ação de panfletagem realizada na manhã desta sexta: “O nosso início foi muito positivo. A receptividade das pessoas que abordamos foi boa, todos se mostraram interessados no assunto e parabenizaram a nossa equipe pelo trabalho”, detalhou.

De acordo com dados dos órgãos oficiais, uma em cada quatro mulheres brasileiras acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão nos últimos 12 meses. Durante o auge da pandemia da Covid-19, a cada minuto, oito mulheres apanharam no Brasil. A Prefeitura de Natal possui organismos que acolhem e ajudam mulheres vítimas de violência.

Quem tiver sofrido algum tipo de violência pode procurar ajuda:
- CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER ELIZABETH NASSER
AV. NEVALDO ROCHA, 2280, DIX. SEPT ROSADO
- Disk ACOLHE MULHER
0800.281.8000
- CASA ABRIGO CLARA CAMARÃO
Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica em risco iminente de morte
- Denúncias:
Disque 180
Disque 190

A programação prevista é a seguinte:
- Dias 29/11 a 01/12 – SEMUL Itinerante em Felipe Camarão (Vida Videira)