Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/11/2022 15:30
  • Sexta-feira (25) tem show de Antônio Nóbrega no acendimento da Árvore de Mirassol
Foto: Divulgação Funcarte

O maior projeto cultural do Estado dá sua largada oficial nesta sexta-feira (25). Cultura, lazer e forte incremento à economia criativa da cidade são marcas do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, com programação de novembro a janeiro reunindo música, dança, gastronomia e artesanato em todas as regiões da cidade. Vai desde a música erudita ao forró, passando pelo rock alternativo, hip hop, artes urbanas, samba, festivais, além de espetáculos. 

O acendimento da Árvore de Mirassol marca a abertura oficial do Natal em Natal com apresentação de Antonio Nóbrega (21h), comemorando 50 anos da carreira e 70 de idade, ao lado do Pastoril Cabeceiras (20h) e os convidados Khrystal, Carlos Zens e o naipe de sopro da Banda Sinfônica do Natal, além da presença do cordelista Manoel Cavalcante.  

Nóbrega, 50 anos de carreira
O ano de 2022 marca a celebração dos 70 anos de vida e das cinco décadas de carreira do multiartista pernambucano Antônio Nóbrega. Nascido no Recife, no ano 1952, Antonio Carlos Nóbrega começou cedo seus estudos de música, quando o pai, o médico cearense João Ramos de Almeida, percebeu a aptidão do filho. Aluno do colégio Marista, ele teve como primeiro instrumento o violino.

Após se mudar para São Paulo, no ano 1985, começou a lecionar danças regionais brasileiras no Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lá, permaneceu até 1991, quando decidiu focar na criação artística e circular pelo Brasil e exterior. 

PROGRAMAÇÃO
Da árvore de Mirassol, passando pelo espaço Cultural Jesiel Figueiredo, Centro Histórico, Petrópolis, Rocas, Cidade da Esperança, Areia Preta, Vila de Ponta Negra e Zona Norte,  o Natal em Natal é um caldeirão de ritmos, tendências e opções para todos os gostos e idades.

Até o dia 6 de janeiro, serão mais de 100 ativações culturais nas quatro regiões da cidade, através de projetos incentivados pela Lei Djalma Maranhão, editais de fomentos, seleções públicas e projetos apoiados pela Prefeitura do Natal. 

PRÊMIO HANGAR 
Nesta terça-feira (22) acontece a 20ª edição do Prêmio Hangar de Música, o mais tradicional da música do RN. O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal e acontece a partir das 20h no Teatro Alberto Maranhão. 
O Hangar vai premiar os melhores do ano na música potiguar em 14 categorias competitivas e quatro especiais. O evento tem o tema "Do Nordeste Eu Trago o Som", com apresentações de Almério (PE) e Waldonys (CE). As homenageadas da noite serão Khrystal e Rita de Cássia.

Tocam na noitada de gala da música potiguar: Deusa Do Forró, Tanda Macedo, Ju Santos, Khrystal, Pedro Fasanaro, João Batista, Pretta Soul, Tiquinha Rodrigues, Breno Slick, Edu e Preta Soul, Rodolfo Amaral, Fortunato E Os Jovens De Ontem, Jadson Lima, Luaz, Isis Testa, Vic, Saint Clair, Bruna Vini, Ale Du Black e Dj Alf (PB).

Dentre os indicados, a banda Luísa e os Alquimistas lidera a edição de 2022 com cinco indicações (Banda do Ano, Álbum do Ano com “Elixir”, Música e Videoclipe do Ano com “Boto Pra Torar”, além do clipe Mamaganja em parceria com Dusouto). 

RODA POTIGUAR DE FORRÓ 
Nesta quarta-feira (23) retorna aos palcos o projeto “Roda Potiguar de Forró”, com show no Teatro Riachuelo, a partir das 20h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos online. Criado em 2019 pela cantora e compositora Tanda Macêdo, o projeto tem como objetivo contribuir para preservação da música potiguar e manter viva a identidade da música nordestina, em especial o autêntico forró raiz. Para celebrar o ritmo, Tanda sobe ao palco ao lado de Waldonys, Carol Melo e Binho Carvalho. As cantoras Khrystal, Dani Cruz e Dani Fernandes que junto de Tanda formam o Estação Mulheres também integram o time de convidados. 

Os ingressos gratuitos, limitados a dois por pessoa, serão distribuídos online a partir do dia 15 de novembro, às 12h, na plataforma sympla.com.br/rodapotiguardeforro. Durante o evento cada pessoa pode contribuir com 1kg de alimento não perecível que será doado para instituições através do Programa Mesa Brasil do Sesc RN. O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. 

NATAL FEST GOURMET 
Tradicional projeto de gastronomia da capital potiguar, o Natal Fest Gourmet integra a programação do Natal em Natal 2022. O evento vai de quinta (24) a sábado (26) na praça Ecológica de Ponta Negra, com entrada gratuita e patrocínio da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão. 

O espaço vai desde a degustação de cervejas e produtos potiguares ao Pavilhão Gastronômico que reúne Paçoca de Pilão, Totoia Restaurante, Churrasco do Magão, restaurante Massa Fina, Rao Burger, Pimenta com  Sal, Cachaçaria Extrema, Cacau Show, Levú Drinks e a queijeira JC (Caicó). 

A edição ainda homenageia um chef de renome que contribui com o fomento da gastronomia potiguar. Este ano a comenda Le Magnifique Chef será entregue a Francisco Gasteasoro, uruguaio com longa trajetória nos principais empreendimentos gastronômicos locais. 


CORES DO NOSSO SAMBA 
O Samba também marca presença na programação do Natal em Natal. Neste sábado (26), no Solar Bela Vista, a partir das 17h e com entrada franca com a quarta edição do projeto "Cores do Nosso Samba" e o tema “Mulheres na roda de samba”. O projeto tem incentivo da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. 

A anfitriã Valéria Oliveira recebe nesta edição especial as vozes das cantoras potiguares Íris Lima, Dani Cruz, Simona Talma, Nega Buluka e a paulista Fabiana Cozza - cantora, intérprete, professora e pesquisadora, vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2012 e 2018 como “Melhor cantora de samba” e “Melhor CD de língua estrangeira”. Fabiana Tem oito álbuns e três DVDs lançados, sendo o mais recente intitulado “DOS SANTOS” (2020), nome de batismo herdado do pai.

A banda, dirigida por Raphael Almeida, conta também com os grandes músicos Jubileu Filho (7 cordas), Jane Eyre (Sax e flauta), Aluízio Pizão, Cicinho, Kelliney Silva e Toninho Melé (Percussões) e Michelle Lima (Vocal). Como já é tradição, a roda começa com o chorinho. Em seguida, Valéria Oliveira chega com um samba potente, cheio de cores e beleza, acompanhada por grandes artistas. 

O repertório faz um passeio por obras de grandes mestres e mestras, compositores e compositoras, respectivamente, mas traz também sambas compostos por artistas da nova geração, além de músicas autorais do repertório de Valéria e das suas convidadas. 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css