Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

24/06/2022 14:45
  • Secretário da Semurb participa da inauguração da Central de Logística Reversa de Eletrônicos

Na manhã desta sexta-feira (24), o secretário de Meio Ambiente e urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita participou da inauguração da primeira Central de Logística Reversa de Eletrônicos de Natal. A ação é uma parceria com a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos e o Ministério do Meio Ambiente, que tem como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a realização do descarte ambientalmente correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos na capital potiguar. A empresa Natal Reciclagem será a gestora da Central, que funciona a avenida Adolfo Gordo, na Cidade da Esperança.

Para o titular da pasta, Thiago Mesquita essa é ação muito importante porque lixo é negócio. Um negócio extremamente lucrativo e principalmente "é transformação social", ressaltou.  Destacou os avanços obtidos pelo atual governo federal, na área de resíduos sólidos com a atualização de diversas leis de inovação tecnológica do setor. Parabenizou a empresa Natal Reciclagem, por estar a frente do projeto que agrega valor ambiental, não somente na educação e na consciência, mas quando retira do solo os materiais que contribui para aumentar o efeito estufa e contaminação do solo. 

“Que possamos avançar nesse caminho, buscando essa transformação importante na visão social, econômico e agregando valor ambiental para as presentes e futuras gerações. Fico extremamente feliz quando vejo uma empresa que vi nascer e está passando a ser referência nesse quesito”, destacou.

“Com a inauguração da Central em Natal, inicia-se uma nova etapa do processo de logística reversa no estado potiguar. Com o local será possível conscientizar a população e apresentar os benefícios do descarte ambientalmente correto dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, evitando assim o aumento da poluição nas vias, rios e mares, com emissão de gases e metais pesados que fazem mal para a saúde da população”, comenta Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.

O evento de inauguração ocorreu no NATAL RECICLAGEM, e contou com a presença de autoridades como, Thiago Mesquita (Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) e André França (Secretário de qualidade do Ministério do Meio Ambiente) e da representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN), Iracy Wandeley. Além disso, esteve presente também Jurandir Rodrigues Nunes (Sócio Administrativo da Natal Reciclagem) e Mariana Marques (Analista Ambiental da ABREE).

No ano de 2020, entrou em vigência o Decreto Federal 10.240/2020, que realiza a regulamentação do setor de reciclagem e logística reversa. A legislação dividiu a reponsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos no seu pós-consumo, com os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos. Atualmente, já são quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos inaugurados pelo Brasil, em sua maioria no setor varejista. 


Sobre a ABREE - Fundada em 2011, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/
 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css