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24/05/2022 13:50
  • Atendimento ao aluno com autismo é tema de formação para professores de Educação Física
Foto: Manoel Barbosa/SME

Dando prosseguimento ao processo de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Natal reuniu os professores de Educação Física, na segunda-feira (23), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Esta formação continuada teve como objetivo discutir ideias e capacitar estratégias de inclusão para alunos com algum tipo de deficiência, no caso desse encontro, foram abordadas formas de incluir estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).    


A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Ana Aparecida Tavares, comentou que as formações pretendem trabalhar as questões de alunos com deficiência e com autismo. “O aluno com autismo apresenta um comportamento diferente dos demais, tem características próprias, embora não sejam todos iguais, porque vai depender do nível do autista, se vai ser mais leve ou moderado. A dificuldade de interação dificulta a aprendizagem e o envolvimento deles nas aulas, são essas as particularidades que os professores têm mais dificuldade, e foi isso que trabalhamos neste encontro”, explicou Ana Tavares.   


O professor José Francisco Chicon, da Universidade Federal do Espírito Santo e especialista na área do processo de inclusão de alunos deficientes, comentou sobre a relevância do encontro. “Essa formação continuada para os professores têm esse caráter de potencializá-los, de encontrar maneiras de atender, acolher e ensinar todos os estudantes. A formação continuada precisa ser incentivada da forma que está sendo feita pela SME. Esse esforço conjunto dos professores é muito importante, que garante uma maior qualidade de ensino junto aos estudantes na escola. O processo de inclusão precisa disso, desses encontros, reflexões e de palestrantes que possam somar e inovar, agindo na educação de forma qualitativa”, expressou o professor José Chicon.


Quem também comentou sobre a adição que a formação traz para capacitar e melhorar o processo de inclusão desses alunos foi Daniel de Lima Silva, que atua em três escolas da Rede Municipal de Ensino. Segundo Daniel, as formações trazem uma lucidez importante para a sua atuação. “Sabemos que nas escolas temos vários alunos com deficiências diferentes. Com certeza essa formação agrega, todo o conhecimento que aprendemos aqui no encontro é bastante válido. A questão de ver possibilidades diferentes e ideias novas é muito enriquecedor para a formação e nossa rotina nas aulas”, disse.   


A participação do professor José Francisco Chicon, da Universidade Federal do Espírito Santo, foi virtual. O encontro para os professores de Educação Física aconteceu de forma híbrida (presencial e online).



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