Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/05/2022 12:00
  • Natal equipa unidades de saúde com material odontológico
Foto: SMS

A Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) seguem realizando todos os procedimentos odontológicos na capital, incluindo os eletivos e consultas de rotina, após o início da pandemia do novo coronavírus. Mais de 350 itens e equipamentos foram distribuídos nas últimas semanas para atender a demanda de casos na atenção básica, classe média complexidade, urgência e emergência no município. 
 
Os atendimentos acontecem nas unidades básicas de saúde (UBS), nos centros de especialidades odontológicas disponíveis em policlínicas, no Centro de Referências Odontológicas 24h Dr. Morton Mariz ou ainda na UPA Pajuçara ou UPA Esperança.
 
Entre os 386 materiais distribuídos na rede de atendimento estão dispositivos como canetas de alta rotação, máquinas seladoras, autoclaves, fotopolimerizadores, ultrassons, compressores, caneta de baixa rotação, destiladores, equipamentos de raio-x, bisturis elétricos e micromotores com localizador de ápice. Todos os distritos sanitários da cidade foram contemplados com os materiais odontológicos para melhor atender a população.
 
Nas UBS é possível realizar atendimentos de toda a parte clínica, como restauração, limpeza, extração, pré-natal odontológico e orientações de higiene bucal com aplicação de flúor. Para ser atendido, basta comparecer a um posto de saúde e marcar a consulta portando Cartão SUS e documento com foto. Após esse primeiro atendimento, se for um caso especializado, o dentista irá encaminhar o usuário através de regulação, a um dos centros especializados. Ainda entre as UBS, a unidade Candelária também é referência para radiografia odontológica.
 
Os centros de especialidades odontológicas funcionam na Policlínica Oeste, Policlínica Norte e Morton Mariz. Eles atendem a demanda de canal, extração de terceiro molar, odontopediatria, estomatologia (tratamento de lesões), radiologia, periodontia e atendimento a paciente com necessidades especiais. "São casos específicos que dependem de especialistas e uma estrutura mais complexa. Mas além disso temos nossas unidades de urgência e emergência, indicado para pacientes que sentem dor intensa, por exemplo", indica Rodolfo Lira, coordenador de saúde bucal de Natal.
 
O Centro de Referências Odontológicas Dr. Morton Mariz, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara ou Cidade da Esperança contam com salas de atendimento voltadas para urgência e emergência, disponíveis 24h por dia, atendendo em regime de demanda aberta. Esse atendimento acontece na forma mais aguda da doença, com fortes dores, sangramentos intensos ou ainda casos de algum acidente na região bucomaxilofacial.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css