07/04/2022 19:15
  • Natal faz trabalho educativo no Dia D de Combate às arboviroses
Foto: SMS

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), vai realizar duas ações educativas nesta sexta-feira (08) em comemoração ao Dia D de Combate às Arboviroses. O objetivo é conscientizar a população para agir de forma preventiva no combate à Dengue, Zika e Chikungunya. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ/Natal) vão se concentrar nas UPAs Pajuçara e Satélite, das 08h às 12h, para sair em caminhada pelos bairros com orientações aos moradores da região.

O município de Natal é considerado um território endêmico para as arboviroses, especialmente nesse período do ano, quando há chuva e sol frequente. O momento é propício para criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal vetor dessas doenças. Participam da ação a Equipe de Educação em Saúde do CCZ, agentes de endemias do tratamento focal, e a Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

"Nós percebemos um aumento no número de arboviroses e também de focos em Natal, por isso nossa capital vive um momento de alerta e também de cuidados redobrados nessa época do ano. É muito importante que a população se conscientize e também possa contribuir nesse combate às arboviroses não deixando recipientes a céu aberto acumular água, descartando o lixo de maneira correta, tampando a caixa d'água... essas  são algumas das orientações que vamos passar nesta sexta", comenta Vaneska Gadelha, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.