19/01/2022 18:55
  • Natal completa um ano de vacinação contra a Covid-19 em maior campanha de imunização da cidade
Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

O momento mais importante para a saúde dos natalenses, desde o início da pandemia, completa um ano nesta quinta-feira (20). Em 19 de janeiro do ano passado, a Prefeitura de Natal recebia o primeiro lote de doses da vacina contra o novo coronavírus e dava início à maior campanha de vacinação da história da capital. No dia seguinte, pouco mais de 12 mil doses foram distribuídas nos pontos implantados pela Prefeitura para imunizar os primeiros natalenses, idosos em abrigos e profissionais de saúde que atuavam diretamente no enfrentamento da crise sanitária. Um ano depois, chega-se à marca de 1,512 milhão de doses aplicadas entre adultos e adolescentes.

A gestão municipal implementou, inicilmente, esquema de drive-thru com estruturas montadas na Arena das Dunas, Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias e na área externa do Shopping Via Direta em formato híbrido, para imunização em massa da população de forma segura. Ao longo do ano foram cerca de mil profissionais, dentre servidores de Unidades Básicas de Saúde e mais 120 contratados temporariamente para atender os públicos no esquema vacinal, em grupos a princípio por idade/comorbidade e público adulto até 18 anos, depois adolescentes até 12 anos de idade. No momento em que celebra a data emblemática, a cidade acaba de entrar numa nova fase de imunização, de crianças de 5 a 11 anos.

Médico de formação, o prefeito Álvaro Dias lembra do momento em que aplicou a primeira vacina em uma profissional de saúde do município, a técnica de enfermagem da UPA Pajuçara, Ednalva Maurício da Silva. “Olhando para trás lembro com emoção. Acreditamos desde o início na vacina como único meio de salvar vidas e conter a Covid. Foi um trabalho incansável realizado a muitas mãos e que nos deu muito orgulho, um sentimento de dever cumprido”, disse o gestor.

Em uma breve retrospectiva, o gestor elencou a estrutura ampliada a cada chegada de novos imunizantes: “Aceleramos o esquema vacinal ampliando os postos de vacinação e o horário estendido até a noite, além dos finais de semana”, lembrou. A Prefeitura também implantou a plataforma Natal Vacina para acompanhar o fluxo e as filas em tempo real e realizou campanhas para incentivar a imunização de novos grupos, como foi a bem-sucedida Balada da Vacina, que atraiu 3 mil jovens de 18 anos. Álvaro Dias acrescenta que o desafio continua para conter o avanço da nova cepa, a ômicron. “É muito importante o natalense buscar sua dose de reforço. Só assim venceremos o vírus”, disse.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, até agora a Prefeitura de Natal aplicou 1.512.591 doses, em adultos e adolescentes. Na população acima dos 18 anos,  foram aplicadas 1.437.921 de doses, entre D1, D2 e Dose Única, num total 92%, sendo que dessas pessoas, 85% encontram-se totalmente vacinadas.

Já o grupo de 12 a 17 anos, numa estimativa de  77.001 pessoas, 71% já iniciou o esquema vacinal e 40% dessa faixa etária já está completamente vacinada. Com relação à população infantil de 77.341 crianças entre 5 e 11 anos, 1% iniciou o esquema, nesta última terça-feira  (18). As doses para este novo público estão disponíveis no Midway Mall (terça a sábado) e Partage Norte Shopping (domingo). A Prefeitura também celebrou, ao longo da campanha, parcerias com instituições para montagem dos postos de vacinação, como Via Direta, Sesi e Universidade Potiguar.