20/11/2021 09:40
  • Câmara Municipal aprova Plano Plurianual para o quadriênio 2022-2025

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão ordinária da última quarta-feira (17/11), a proposta do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, enviada pelo prefeito Álvaro Dias àquela Casa no final de agosto. Os vereadores apresentaram 384 emendas à proposta do Executivo, das quais 252 foram aprovadas, 127 retiradas e cinco rejeitadas. O documento segue, agora, para a sanção do prefeito.

O PPA é um importante instrumento de planejamento de políticas públicas, que prevê obras e ações governamentais para os próximos quatro anos da administração, seja municipal, estadual ou federal. O plano é elaborado no primeiro ano da gestão e resulta de reuniões técnicas e consultas públicas, por intermédio de reuniões e seminários.

“O PPA Participativo 2022-2025 começou a ser elaborado em janeiro. De lá para cá, realizamos muitas reuniões intersetoriais e promovemos momentos participativos visando a consolidação de um documento que preveja as reais necessidades de nossa população, que, de fato, auxilie no desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou Joanna Guerra, secretária municipal do Planejamento, órgão que coordena o PPA no âmbito municipal.

Além da participação da comunidade nas discussões do PPA 2022-2025, Joanna Guerra destacou que a boa interlocução existente entre os poderes executivo e legislativo foi fundamental para a construção de um Plano Plurianual mais conectado com os anseios da população natalense. “As diversas emendas apresentadas pelos vereadores corroboram com a assertividade do nosso PPA. Dialogamos e aperfeiçoamos ainda mais este importante instrumento de planejamento e gestão”, declarou.

Sobre a sanção do PPA 2022-2025 pelo prefeito Álvaro Dias, a líder do Governo na Câmara, vereadora Nina Souza, disse que a “expectativa é muito positiva, porque as emendas aprovadas, com algumas exceções, foram consensuais. Houve inclusive algumas modificadas a pedido do Executivo, para se adequar à norma. Então, nós esperamos um grande contingente de emendas sancionadas”.