natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Mulheres entre 40 e 65 anos vão contar com um projeto voltado à prevenção e ao tratamento da obesidade durante o climatério e a menopausa. A iniciativa foi apresentada no último dia 10 de julho, em uma palestra inaugural na Universidade Potiguar (UnP), da Zona Norte.
O encontro reuniu usuárias do SUS que residem naquele território, profissionais de saúde envolvidos no projeto e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. A palestra inaugural teve como tema “Os Cinco Pilares do Autocuidado” e foi ministrada pela médica ginecologista e especialista, Anaísa Dantas, idealizadora do projeto.
Com o aumento dos casos de obesidade nessa faixa etária, em especial devido a alterações hormonais, redução do metabolismo e perda de massa óssea, o projeto busca oferecer acolhimento, informação de qualidade e acompanhamento clínico. Estão previstas consultas, avaliação de circunferência abdominal e IMC, solicitação de exames e rastreamento de comorbidades, além de palestras educativas sobre mudanças corporais na menopausa, alimentação saudável, prática de exercícios, apneia do sono e técnicas de autocuidado.
O evento contou com a presença de Sandra Raissa, secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), representando a Secretaria Municipal de Saúde, da gerente do Distrito Norte II, Márcia Lima, onde está localizada a Policlínica que será contemplada com o projeto, e da Diretora da Unidade, Raquel Meneses, além de integrantes do Núcleo de Atenção Básica do Distrito Norte II e dos residentes de Medicina que atuarão no projeto.
A equipe multidisciplinar é formada por médicos endocrinologistas, ginecologistas e nutricionistas, preparada para garantir um atendimento integral e fortalecer o cuidado com a saúde das mulheres munícipes de Natal, da região.