natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Na manhã desta sexta-feira (16), a Prefeitura do Natal realizou um encontro, no auditório do Parque da Cidade, em Candelária, com o enfoque no fortalecimento da educação ambiental em Natal visando a resolução de ações judiciais, como também de melhorar essa comunicação com a sociedade. Além disso, o momento foi marcado pelo planejamento da Semana do Meio Ambiente 2025, que ocorre na primeira semana de junho.
Conduzida pela assessora técnica da Secretaria do Governo (SMG), Juliana Couto, o momento contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação (SME), Turismo (Setur), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), além da Guarda Municipal, Urbana e a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban).
A reunião teve como objetivo alinhar ações de educação ambiental integradas entre os órgãos públicos e as entidades, para o desenvolvimento de políticas que visem a melhoria desse trabalho junto a comunidade. A partir disso, foi abordada a intenção de reativação do Núcleo Municipal de Educação Ambiental (NEA), instituído pela Lei nº 5.687, de 20 de outubro de 2005.
Segundo o diretor do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental (DPUA) da Semurb, Luiz Augusto Correia, o NEA é o principal agente transformador de educação e conscientização ambiental e a sua reativação é muito importante para o fortalecimento da educação ambiental no município. “As reuniões periódicas para discutirmos projetos de ações inovadoras e soluções definitivas para os problemas cotidianos de Natal será muito salutar”, afirmou.
A procuradora do município, Cássia Bulhões mostrou as várias ações judiciais em andamento que precisam ser desenvolvidas, projetos de educação ambiental para ajudar na resolução de problemas como contaminação das lagoas, poluição na orla marítima de Natal, as ocupações irregulares em áreas de preservação permanentes (APPs) como rios e lagoas e em áreas de risco como construções próximas a linhas férreas e acúmulo de resíduos nas ruas provocando entupimentos em bueiros.
Várias secretarias apresentaram atividades relacionadas ao tema. A Semsur mostrou o projeto “Planta Natal”, que vem desenvolvendo atividades nas escolas. O secretário da pasta, Felipe Alves falou que também pode contribuir. Já o secretário de Educação, Aldo Fernandes, destacou a parceria que vem sendo realizada com a Semurb nesta perspectiva de fortalecimento da educação ambiental no município.
Ao final, a Semurb apresentou uma programação prévia para a Semana de Meio Ambiente 2025 e pediu para que todos os demais presentes enviassem suas contribuições para enriquecimento da programação.