Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/05/2025 00:00
  • Educação ambiental é tema de reunião entre Prefeitura e Procuradoria do Meio Ambiente
Demis Roussos

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura do Natal participou da reunião promovida pela Procuradoria do Meio Ambiente, conduzida pela procuradora-chefe Dra. Cássia Bulhões, no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O encontro teve como objetivo alinhar ações integradas entre os órgãos públicos e entidades parceiras, com vistas à criação de uma política ambiental unificada para o município. Além disso, foi dado início ao processo de revisão da Lei nº 5.687, de 20 de outubro de 2005, que institui o Núcleo Municipal de Educação Ambiental.

O evento contou com a presença de representantes de secretarias municipais, instituições de ensino e especialistas em meio ambiente. Durante a reunião, foram debatidas propostas para fortalecer as políticas públicas de educação ambiental, ampliar a atuação intersetorial e desenvolver estratégias permanentes de conscientização sobre sustentabilidade. As discussões destacaram a importância da articulação entre os setores público e comunitário na promoção de ações eficazes voltadas à preservação dos recursos naturais e à formação de uma cultura ambiental no município.

O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, destacou o compromisso da pasta em ampliar as parcerias voltadas à educação ambiental nas escolas da rede municipal. Segundo ele, a Secretaria está aberta ao diálogo e à construção coletiva de projetos com outras secretarias e instituições. “Acreditamos que em 2025 iremos concluir o calendário letivo ainda dentro do ano, o que nos dará mais condições de planejar e ampliar as ações com nossos parceiros desde o início do próximo semestre”, afirmou.

Aldo reforçou que a intenção agora é estruturar essas iniciativas de forma permanente e alinhar as atividades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, que trata da educação de qualidade. O secretário finalizou reforçando que a Secretaria Municipal de Educação está de portas abertas para fortalecer a atuação conjunta em prol da educação ambiental no município.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, ressaltou a importância de integrar a pauta ambiental às ações da gestão urbana e destacou a necessidade de conscientização da população. Segundo ele, é fundamental que as iniciativas estejam alinhadas com a educação, começando pelas crianças. “A conscientização ambiental precisa começar nas escolas e chegar de forma prática à vida da população”, afirmou.

Felipe citou como exemplo a rápida degradação de praças recentemente revitalizadas, apontando que sem o empenho da população,  os esforços do poder público são comprometidos. Ele defendeu a ampliação de projetos de educação e sensibilização ambiental como forma de promover o uso responsável dos espaços urbanos.

Durante a reunião, a Procuradoria do Meio Ambiente apresentou uma série de temas prioritários que devem orientar as ações de educação ambiental desenvolvidas pelo município. Alguns dos assuntos propostos são: poluição, proteção à fauna e flora, combate à depredação de bens públicos, ocupação irregular de áreas de risco, preservação ambiental, importância das áreas de preservação permanente e incentivo à coleta seletiva. A abordagem desses temas visa sensibilizar a população sobre os impactos ambientais causados por práticas irregulares e estimular atitudes mais conscientes e sustentáveis no cotidiano.

O engenheiro florestal Rodrigo Freitas, destacou a importância da pauta ambiental, especialmente diante das mudanças climáticas atuais. Ele também atua como coordenador do projeto Planta Natal, projeto da Prefeitura do Natal para plantar espécies vegetais nativas no município, com o objetivo de promover o aumento da diversidade vegetal em espaços públicos. Rodrigo apresentou ações de educação ambiental em desenvolvimento pela equipe do Planta Natal para os próximos meses, destacando o compromisso com a preservação da Mata Atlântica e a formação de uma consciência ecológica.

“Uma das principais iniciativas será realizada no dia 27 de maio, Dia Internacional da Mata Atlântica. Vamos iniciar um projeto de restauração de uma área degradada no bairro Potengi, na Zona Norte, a pedido da própria comunidade. O local, atualmente usado como lixão, será revitalizado com o plantio de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como o ipê, o angico e a butiá”, afirmou.

A segunda ação destacada foi a trilha guiada no Viveiro Municipal, parte do Espaço Natal Sustentável, que também abriga o sistema de coleta seletiva. A visita, voltada especialmente para estudantes, busca aproximar as crianças da produção de mudas e da importância da arborização urbana.

A reunião marcou um passo importante na construção de uma agenda ambiental integrada para a cidade do Natal, envolvendo diferentes setores da administração pública. As ações discutidas reforçam o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e com a formação de uma consciência ambiental coletiva. A partir das contribuições apresentadas, os próximos passos incluem a consolidação das iniciativas e o fortalecimento das parcerias interinstitucionais, com foco na efetivação de políticas públicas que garantam um futuro mais verde e equilibrado para todos os natalenses.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css