Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/05/2025 11:24
  • Professores de Língua Inglesa discutem sobre saúde mental durante formação
Adrovando Claro

A formação continuada destinada aos professores de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino foi realizada, na tarde desta quinta-feira (15), com a temática “Saúde mental: um olhar para quem ensina e para quem aprende”. O encontro aconteceu na biblioteca do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves.

 

A atividade foi conduzida pelas assessoras pedagógicas Kalyane Almeida Rodrigues e Mariana Meira, integrantes da equipe do Núcleo de Assistência Psicossocial (NAPS) da Secretaria Municipal de Educação, setor responsável por ações de apoio emocional e acompanhamento psicossocial no ambiente escolar.
 

A assessora pedagógica de Língua Inglesa, professora Maria da Conceição L. Vieira, destacou a relevância da formação, ressaltando que o tema foi escolhido por refletir a realidade vivida por professores e estudantes. “A proposta de discutir a saúde mental sob a perspectiva de quem ensina e de quem aprende é extremamente pertinente, pois vivemos em constante processo de mudança e adaptação", disse. 

 

O NAPS traz uma abordagem acolhedora que ajuda o professor a compreender como apoiar o estudante em situações de vulnerabilidade, além de entender e prevenir conflitos — sejam pessoais, familiares ou interpessoais — que impactam diretamente o processo de aprendizagem”, afirmou Vieira.

 

A assessora Kalyane Rodrigues explicou que o núcleo está vinculado ao Departamento de Atenção ao Educando da SME-Natal, com foco em oferecer suporte à saúde mental dos profissionais da educação. “Nosso objetivo é dialogar com os professores sobre o manejo das emoções, motivação, enfrentamento de dificuldades e autocuidado. Além disso, abordamos temas como violência no ambiente escolar, bullying, automutilação e uso de substâncias psicoativas, mostrando como o Núcleo atua no atendimento dessas demandas e promove a interlocução com a rede intersetorial”, detalhou Rodrigues.

 

“Trabalhamos com o programa Maria da Penha Vai às Escolas, mantemos parceria com o Ministério Público no combate ao trabalho infantil e atuamos em conjunto com o Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Essas parcerias permitem ampliar as ações de formação e informação para professores e demais profissionais da rede municipal”, explicou a assessora pedagógica Mariana Meira.

 

Ela também informou que a SME-Natal está estruturando um fluxo institucional de atendimento para responder a situações de violência ou vulnerabilidade envolvendo estudantes. “Quando uma situação é identificada, o professor pode acionar o NAPS por meio do e-mail institucional, preenchendo um formulário com o relato. A equipe analisa o caso e dá o encaminhamento adequado, prestando o suporte necessário e, se for o caso, acionando os órgãos competentes, como o Ministério Público. Em situações urgentes, nossa equipe se desloca até a escola para realizar o atendimento imediato”, completou.

 

Durante a formação, também foi discutido como os educadores podem desenvolver, de forma pedagógica, projetos de ensino, leitura e atividades que incentivem crianças e adolescentes a adotar medidas preventivas contra qualquer tipo de violência. O objetivo é que saibam reconhecer situações abusivas e não silenciem diante de pressões psicológicas, verbais ou físicas vivenciadas no ambiente doméstico ou social. A escola, enquanto espaço de aprendizagem, diálogo e construção do conhecimento, é um local privilegiado para promover valores que contribuam para o bem-estar integral do ser humano.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css