19/04/2024 08:50
  • Campanha Abril Verde ressalta a importância da saúde e segurança no trabalho em Natal
Arte: SMS

Durante o mês de abril, a promoção à segurança e à saúde ocupacional são intensificadas no município com a campanha Abril Verde. A iniciativa busca incentivar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de reforçar o direito a um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso entre empregadores e trabalhadores.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos uma pessoa morre no mundo por acidente ou doenças ligadas às atividades profissionais. Em Natal, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal, pertencente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, realiza, durante todo o mês, diversas ações com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a adoção de medidas de prevenção de acidentes e adoecimento laboral.

“O objetivo principal deste mês é a conscientização da população trabalhadora, da sociedade e das empresas e a adoção de medidas preventivas para reduzir os riscos e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. O Cerest Regional de Natal não poderia ficar de fora desse momento. Estamos participando de discussões para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, por meio da participação em eventos, matriciamento, educação, acolhimento e vigilância em saúde do trabalhador.”, reforça Fernanda Oliveira, diretora do Cerest Natal.

Fernanda ressalta ainda que a campanha é importante como uma forma de promover um cuidado com o ambiente de trabalho, eliminando fatores que possam pôr em risco a saúde física e mental do trabalhador, muitas vezes relacionados a organização e gerenciamento das atividades, causando diversos problemas para os trabalhadores como adoecimento ocupacional e acidentes de trabalho, por exemplo.

Desde 2005, o dia 28 de abril é lembrado anualmente como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data criada como uma homenagem às vítimas de uma explosão de uma mina na cidade de Farmington, nos Estados Unidos, em 1969, e durante o quarto mês do ano, a campanha Abril Verde também reforça a importância de um trabalho seguro e saudável.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Natal

O Cerest Regional de Natal presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores; investiga as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária qualificada para munícipes de Natal e assim como dos demais municípios pertencentes à 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte.

Para ter acesso ao atendimento no Cerest, a pessoa deve procurar o centro nos casos de relação de seu adoecimento com o trabalho, ou todo paciente que durante seu atendimento, pelas características de sua história clínica e ocupacional, leve o profissional de saúde a suspeitar da relação entre o trabalho e seu adoecimento.

A unidade está localizada na Av. Deodoro da Fonseca, S/N, no bairro Petrópolis, funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h.

Abril Verde

Durante todo o mês, ações com a intenção de promover um ambiente seguro e saudável, segurança e à saúde ocupacional são intensificadas no município, com rodas de conversa e eventos em parceria com empresas e órgãos sobre a importância do tema.

No dia 2 de maio acontece o encerramento da campanha no município. O Cerest vai desenvolver uma ação com roda de conversa sobre saúde e segurança no trabalho e a importância de um ambiente laboral seguro, além da oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), desenvolvida pela equipe do Centro de Práticas Integrativas Complementares (CERPIC). O evento acontece das 8h às 12h, no auditório do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, localizado na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, N.º 540, Petrópolis.