Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/03/2024 11:45
  • SMS Natal orienta a forma correta de escolher pescados para a Semana Santa
Arte: SMS

Alimentos ricos em nutrientes, os pescados (como peixes, moluscos, crustáceos, polvos e lulas) ganham destaque durante a celebração da Semana Santa. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Controle de Alimentos e o Serviço de Plantão, pertencente à Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), informa algumas recomendações que devem ser observadas na hora de escolher os pescados para a Páscoa.

Os pescados são uma fonte natural de proteínas para o nosso organismo, fornecendo nutrientes importantes para os seres humanos, como vitaminas e minerais. “Além disso, os peixes são ricos em ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega-3, um tipo de gordura considerada saudável capaz de regular o nível do colesterol no nosso corpo, por exemplo.”, comenta Sônia Maria Fernandes da Costa Souza, Chefe do Núcleo de Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária de Natal.

Sônia reforça que, na hora de escolher os alimentos, algumas questões devem ser observadas, como os aspectos higiênico-sanitários do estabelecimento que vende o produto, e se os pescados estão mantidos resfriados e congelados. “Os consumidores devem ficar atentos também se os peixes possuem as brânquias úmidas, brilhantes e entre a cor de rosa e vermelho intenso. Já para crustáceos, se apresentam a cor própria da espécie e não tonalidade alaranjada ou negra na carapaça. Para os mariscos, se estão frescos e para os polvos e lulas, se apresentam consistência e elasticidade”, explica.

Em casos de filés embalados, a chefe do Núcleo de Controle de Alimentos aconselha sempre verificar a consistência da carne, o tipo do pescado, o estabelecimento de origem, peso líquido, data de embalagem e prazo de validade, além da forma de conservação e a informação nutricional. As medidas servem também para os pescados secos, observando se o local de conservação está limpo e protegido de sujeira e insetos; se não apresentam mofo, larvas, manchas escuras ou avermelhadas.

Por se tratarem de alimentos altamente perecíveis, os pescados devem ser armazenados em geladeira ou freezer após a compra, e protegidos em embalagens apropriadas que evitem comprometer os alimentos.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css