Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

05/12/2023 16:30
  • Gestão Educacional Antirracista é tema de reunião da Câmara Técnica da Prefeitura
Foto: Alex Régis / Redação Secom

Coordenada pelo secretário de Governo, Johan Xavier, a Câmara Técnica da Prefeitura de Natal, com a presença de boa parte do corpo do secretariado municipal, se reuniu na manhã desta terça-feira (5), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, para ouvir atentamente a palestra “Trilhando Caminhos Por Uma Gestão Educacional Antirracista”, proferida pelas assessoras pedagógicas do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), da Secretaria Municipal de Educação (SME), Adriana Ferreira e Alessandra Ferreira.


A apresentação tratou de temas como equidade x aprendizado e abolição do repertório de alguns termos e/ou expressões racistas. Também foram relatados pelas professoras o racismo e seus desdobramentos, como racismo algorítmico, racismo ambiental, racismo científico, epistemológico, filosófico, linguístico, recreativo e religioso.


O objetivo geral da palestra foi sensibilizar os gestores do município de Natal em relação ao combate ao racismo, visto que o racismo é estrutural e está presente no cotidiano da sociedade e que, por vezes, a sociedade reproduz sem perceber, saber ou conhecer. “O grande objetivo é a sensibilização do tema junto aos gestores para que eles percebam a relevância do trabalho não só junto às unidades de ensino da rede municipal, mas também a todos os órgãos municipais”, destacou a professora.


Em média, 24 unidades de ensino já foram contempladas pelas palestras. De acordo com Adriana Ferreira, o projeto é piloto e a meta é expandi-lo para toda a Rede Municipal de Ensino: “O trabalho tem sido tão impactante que as escolas têm nos chamado frequentemente para retornarmos. Não é um trabalho que fica esquecido. Pelo contrário. As escolas recorrentemente nos convocam para renovarmos ou mesmo ampliarmos as formações junto aos alunos e professores”.


A educadora assinalou, ainda, que em todas as escolas que percorreu com a professora Alessandra Ferreira já nota uma mudança de atitude por parte do alunado: “Os alunos que eram racistas passaram a refletir sobre suas atitudes antes de fazê-las. Então, quando eles remetem ao colega fazem um exercício de reflexão para não machucar o outro”, pontuou.     


Entre as ações realizadas pelo projeto no percurso de 2023, além da ministração de palestras nas unidades de ensino do município de Natal, se destacam, ainda, a participação em mostras literárias também nas escolas e no Participa Natal.


Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, a temática de antirracismo, de equidade e de igualdade de raça é bastante atual. A formação é importante para que os gestores e o corpo docente da Secretaria de Educação se apropriem dos conceitos e que possam entender sobre preconceitos. “O trabalho já está sendo desenvolvido nas escolas da Rede Municipal, por meio de palestras e oficinas. E queremos que também seja desencadeado nos departamentos da Secretaria de Educação. O conhecimento e a conscientização são fundamentais para contribuir para uma cultura organizacional mais equitativa e socialmente responsável", declarou a adjunta.


Para a secretária municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, Yara Costa, o papel da secretaria é de reconhecimento do trabalho. De acordo com a secretária, a gestão Álvaro Dias avançou muito no trabalho de combate ao racismo estrutural. “É um trabalho coletivo que merece ser ampliado. O nosso lema é acolher, intervir e agir”, ressaltou a gestora.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css