17/08/2022 11:00
  • Semurb realiza ação de tamponamento no bairro do Planalto
Divulgação/Semurb

Foi realizada na tarde desta terça-feira (16) uma ação de tamponamentos de esgoto no bairro do Planalto, nas ruas Monte Rei e São Judas Tadeu, zona Oeste da cidade. A operação tinha o objetivo de verificar os tamponamentos feito anteriormente pelos fiscais ambientais da Secretaria de Meio ambiente e Urbanismo (Semurb) e tapar novas tubulações, a fim de impedir o lançamento irregular de água servida para a via pública. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Natal (GMN).

Na Rua Monte Rei, os tamponamentos foram realizados para facilitar a execução dos serviços que estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). No local está sendo construído uma rotatória. “Para a execução dessas obras físicas é necessário eliminar os focos de lançamento de água servida para a via pública, então a fiscalização ambiental voltou no local para verificar os tamponamentos já feitos e realizar novos”, disse o supervisor de fiscalização de poluição de água e do solo, Gustavo Szilagyi.

Já na Rua São Judas Tadeu, a equipe de fiscalização já havia realizado o tamponamento de oito imóveis na região no início do ano, mas foi flagrada a remoção dos tampões pelos moradores da rua, sendo necessário refazer o serviço em cinco deles. Os responsáveis pela remoção dos tampões foram autuados com multa grave por infração ambiental.

“Infelizmente, a comunidade é a principal responsável pela manutenção dos quadros de poluição e, consequentemente, de proliferação de vetores de doenças em suas ruas. Visto que por mais que o poder público notifique, oriente e execute ações como esta, de tamponar as ligações clandestinas, eles preferem correr o risco de serem multados a resolver o problema definitivamente construindo sumidouros”, finaliza o supervisor.

É importante destacar que nos termos da lei municipal nº 4.100/1992, emitir ou despejar efluentes ou resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, causadores de degradação ambiental, em desacordo com o estabelecido na legislação e normas complementares caracterizam infração ambiental.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Semurb (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.