18/07/2022 12:00
  • Professores participam de formação sobre o livro “Natal Cidade da Gente”

O Setor de Ações e Projetos de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 12 a 15 de julho a formação para os professores da Rede Municipal de Ensino com a temática “Natal Cidade da Gente”, que tem como objetivo apresentar o livro didático de mesmo nome que vai ser utilizado nas unidades de Ensino Fundamental. A formação aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A Professora na Escola Municipal Professora Josefa Botelho, Carla Amorim, afirma que o livro é fundamental para guiar o professor em sala de aula, e se trata de uma ferramenta de ensino valiosa para os professores. “O livro pelo que ele foi apresentado, pelo que mostrou é um norteador. Você não tem que se basear, assim como em nenhum outro livro, você não tem que seguir somente baseado nele. Ele serve para mostrar caminhos a serem trabalhados em sala de aula. Cabe ao professor utilizar o livro como norteador e decidir para qual caminho ele quer seguir, o livro dá essa possibilidade”, comentou a professora.

A chefe do Setor de Ações e Projetos de Ensino Fundamental Danielle Freire de Lacerda contou que o livro se trata de um projeto de pesquisa minucioso feito por profissionais de cada área relacionada e que retrata os contextos ambientais, geográficos, culturais e históricos da cidade. “Esse livro foi produzido no ano de 2020 para ser lançado agora no ano de 2022. É importante que se tenha um livro como esse, para que ele seja o lugar de pertencimento do estudante, pois essa é a cidade em que ele mora. É a comunidade dele, é o bairro. E quando você tem um livro que retrata não o estado, não o país, mas sim a cidade, você vai se sentir mais representado. É importante conhecer e se sentir pertencente a esse lugar, preservá-lo e dar a importância que ele precisa” explicou Daniele Lacerda. A obra é de autoria dos professores Alessandra Ferreira, Margarete Vale, Mariana Bezerra, Milena Fabrini Paiva, Rudson Gomes e Sayonara Fernandes.

Uma das autoras, a professora Alessandra Ferreira contou que o livro é um aglomerado do que existe na cidade e sua construção foi pautada em torno disso. “A ideia era fazer um livro que contemplasse todos os aspectos da cidade, seus detalhes dos menores para os maiores, que fosse possível ao aluno se identificar com aquele material. O livro é construído para que eles se sentissem representados pelo material didático. A importância do livro é para que o aluno veja o seu cotidiano nessas páginas”, disse Ferreira.