15/12/2021 13:15
  • Feira do Carrasco recebe ação de vacinação contra Covid-19
Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Feira do Carrasco, no bairro das Quintas, recebeu nesta quarta-feira (15), uma ação de vacinação contra a Covid-19. A iniciativa promovida pela Prefeitura do Natal foi conduzida pelas secretarias de Serviços Urbanos (Semsur) e de Saúde (SMS).

Com uma tenda instalada na entrada da feira (sentido Av. Bernardo Vieira), profissionais da SMS, com apoio da equipe de Feiras da Semsur, atuaram na imunização de feirantes, consumidores e moradores da região que possuíam o esquema vacinal incompleto.

A vacinação teve início às 8h e seguiu até às 12h, com aplicação da primeira, segunda e terceira dose da vacina Pfizer. Segundo o setor de Feiras da Semsur, na primeira hora da vacinação, aproximadamente 200 pessoas foram imunizadas.

A próxima ação de vacinação em feiras ocorrerá no domingo (19), quando as equipes da Semsur e SMS estarão na feira da Cidade da Esperança. Qualquer morador de Natal pode receber o imunizante desde que esteja apto nos prazos exigidos e apresente a documentação necessária, que pode ser conferida em vacina.natal.rn.gov.br .

A vacinação beneficia muitos trabalhadores que atuam nas proximidades da feira, como comerciários, trabalhadores informais, prestadores de serviço e, principalmente feirantes. É o caso de Luciano Alves dos Santos, que comercializa camarão na feira do Carrasco. Ele foi encorajado por amigos feirantes a tomar a primeira dose da vacina. “Ainda bem que a vacinação chegou aqui e meus colegas me incentivaram. Eu realmente estava com medo e ainda vi muitas histórias nas redes sociais”, disse Luciano que deverá tomar a segunda dose em 21 dias.

Dona Regina Rodrigues, no alto dos seus 87 anos, teve prioridade na fila da vacinação. Ela reside na Rua dos Paianazes, no bairro do Alecrim, e havia tomado a segunda dose no dia 25 de maio. “Quando eu soube da vacinação aqui na feira, pertinho de minha casa, não contei conversa e vim tomar a dose de reforço”. A professora Marlione Rodrigues, 40, que ensina numa escola nas proximidades, também aproveitou o momento para tomar a dose de reforço.  O mesmo aconteceu com João Maria da Silva, 57, um dos verdinhos que atuam na Semsur e hoje estava trabalhando na feira. “Fui contemplado com a dose de reforço no meu próprio ambiente de trabalho, excelente”, comemorou.

De acordo com o chefe do Setor de Feiras, Paulo Rosenberg, a previsão é de que a imunização ocorra nas principais feiras livres da cidade, mas as pessoas devem ficar atentas ao calendário de vacinação que será divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, a iniciativa do município vai ao encontro das necessidades da população. “Muitas pessoas enfrentam dificuldades de ir aos postos de vacinação. As feiras ocorrem em ambientes abertos e são tradicionalmente frequentadas por famílias e pessoas de diversas idades. Levar a vacinação a lugares como o Carrasco, acaba por estimular e conscientizar a todos os presentes sobre a importância da vacinação”, afirmou.