30/11/2021 09:30
  • Secretaria de Educação de Natal comemora os 10 anos da Classe Hospitalar

O VII Fórum sobre Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do Rio Grande do Norte aconteceu na última sexta-feira (26), no auditório Angélica Moura, no Centro Administrativo do RN. Na ocasião, foi comemorado os 10 anos da Classe Hospitalar em Natal, numa parceria da Secretaria Municipal de Educação de Natal e a Secretaria do Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

“O Fórum representa um momento de importância e a comemoração garante a visibilidade desse atendimento que assegura o direito inalienável dos estudantes, impedidos de estarem nas escolas porque estão com algum problema de saúde e em tratamento nos hospitais. Eles têm a oportunidade para dar prosseguimento aos estudos e as classes hospitalares são um espaço de vivências que possibilitam a socialização das crianças, fortalecendo a autoestima, que contribui com o processo de cura e reintegração escolar”, destacou a chefe do Setor de Educação Especial da SME-Natal, Priscila Ramos.

Representando a SME-Natal, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano reforçou que o Fórum foi um momento histórico no atendimento das classes hospitalares e domiciliares no RN. “Gostaria de parabenizar a iniciativa por esse momento e felicitar o bonito trabalho que é desenvolvido, e que nos enche de emoção”, pontuou Capistrano.

A primeira Classe Hospitalar foi instalada em junho de 2009 no Hospital Infantil Varela Santiago. Em dezembro de 2010, é assinado o termo de parceria e cooperação técnica com a Prefeitura do Natal. Na sequência a cooperação técnica foi ampliada para os hospitais Walfredo Gurgel, Maria Alice Fernandes e Santa Catarina. No ano de 2012 foi publicada a Lei Municipal nº 6365/12, que implantou o Programa Classe Hospitalar na Rede Municipal de Ensino, garantindo o funcionamento, atuação dos professores e formação continuada.

“O programa Classe Hospitalar da Rede Municipal tem como objetivo realizar atendimentos educacionais aos alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental que se encontram em tratamento de saúde nos hospitais, garantindo a construção do conhecimento e do processo educativo, minimizando e evitando a evasão e a repetência escolar”, destacou a assessora pedagógica da SME-Natal, Hiltnar Muniz.

Durante o evento profissionais da educação envolvidos na construção desta década dedicada ao Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar foram homenageados pelos valorosos serviços prestados, Suedna Maria Varela, ex-chefe do Setor de Educação Especial que participou do processo de formalização da classe hospitalar; Ednice Peixoto dos Santos, assessora pedagógica licenciada, ex-chefe do Departamento de Ensino Fundamental e ex-secretária adjunta de Gestão Pedagógica, apoiou as classes hospitalares e incentivou as formações pedagógicas, e a professora mais antiga da modalidade, Ana Lúcia Costa, da classe hospitalar do Hospital Maria Alice.

“Percorremos vários caminhos e não foi fácil o início, e quero dizer aqui, que é um prazer fazer parte desse programa e se depender da minha vontade, eu vou me aposentar na classe hospitalar”, destacou a professora Ana Lúcia Costa.

Quem também pontuou a importância da classe hospitalar foi a professora Ednice Peixoto. “Trabalhar em classe hospitalar, une a dificuldade a gratificação de ser professor, de estar em um limite e precisa ter a verdadeira alma de educador para entender aquela criança, aquele adolescente, que precisa muito mais do que de um professor, de uma pessoa humana para atendê-lo em tudo que ele precisa. Quem trabalha em classe hospitalar merece o nosso respeito, nosso aplauso”.