27/09/2021 12:30
  • Professores Alfabetizadores participam de encontro para discutir literatura de cordel

O Núcleo de Alfabetização com Todas as Letras que trabalha com 477 professores alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na noite da quinta-feira (23), o primeiro encontro “Dedinho de Prosa Literária”, com o objetivo de trazer para o centro da discussão didática a contribuição da literatura para a alfabetização. O evento online foi realizado na plataforma YouTube e conduzido pela professora e assessora pedagógica do Departamento de Educação Fundamental (DEF), Régia Silvestre. Participaram 282 professores.

O convidado do evento foi o professor, escritor e cordelista Hélio Gomes Soares, que publicou suas primeiras obras de cordel em 2007 e hoje tem mais de 120 títulos já lançados. Hélio Gomes é um dos fundadores da Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel e é membro da Associação Cultural da Casa do Cordel em Natal e da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte.

O livro “Sabedorias para as crianças em cordel” foi título de contos escrito por Hélio Gomes que serviu para referência do encontro, publicação que engajou até personagens reais procurando enaltecer a vida com alegria. “A criança se emociona e ao mesmo tempo emociona o adulto e isso é importante para formação psicológica, profissional e formação enquanto cidadã. É importante para o professor trabalhar com a criança, descobrir seus valores e motivá-la”, justificou Gomes.

Sobre a literatura de cordel, o poeta destacou que a modalidade de leitura é como uma ferramenta pedagógica, que não é só publicada no folheto de papel e está também inserida no meio digital, na oralidade ou produzindo textos em sala de aula. “Brincando com as palavras usando o cordel, pode se encontrar a palavrinha que vai rimar com o primeiro verso ou com o outro. Isso é um exercício muito bom para o tempo do aluno e começa a envolver a criança e acaba envolvendo toda a classe. Não é só para quem lida com a literatura ou com a língua portuguesa. O professor pode costurar em outras disciplinas, ou seja, é uma ferramenta interdisciplinar para atingir as metas estabelecidas para educação”, explicou.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa Costa de Queiroz participou do evento e destacou a importância da literatura de cordel no trabalho que vem sendo realizado pela equipe do Núcleo de Alfabetização com Todas as Letras da SME, e que está promovendo mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Natal.