19/08/2021 11:30
  • Prefeitura do Natal implanta na Zona Norte leitos para usuários da Rede Psicossocial

A Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrem sete leitos de internação 24h no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) 24h, que fica localizado na Avenida Rio Doce, s/n, Santarém, Distrito Sanitário Norte II. A solenidade de inauguração será na sexta-feira (20), às 10h.

A abertura desses sete leitos representa um incremento no acolhimento psicossocial 24h em álcool e outras drogas para usuários da zona norte.

“Atualmente temos três Centros de Atenção Psicossocial em Natal, agora estamos abrindo uma unidade na zona norte uma cobertura 24h, com uma equipe multiprofissional que vai trabalhar frente às políticas públicas em álcool e outras drogas com maior efetividade", disse George Antunes, secretário de saúde de Natal.

De acordo com o coordenador municipal de Saúde Mental, Luis Fernando Pires, serão cinco leitos masculinos e dois femininos. "São leitos de proteção para usuários de uso abusivo de substâncias psicoativas que frequentam o Serviço e Rede de Atenção Psicossocial".

"O intuito é a proteção temporária de 14 dias nos leitos, para a redução de danos, diante da vulnerabilidade por uso abusivo de álcool e outras drogas", afirmou Luis.

"O acesso é com demanda aberta, ou seja, ir direto a um dos Caps para acolhimento e iniciar tratamento. Mas caso o usuário esteja sendo atendido na Atenção Básica pode ser referenciado pela unidade aos serviços de Saúde Mental", finalizou Luiz Fernando.

A equipe psicossocial será composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, psiquiatras, Clínico Geral plantonista nos leitos de proteção, Nutricionista, Educador Social, Assistente Social, Farmacêutico e equipe de apoio.

SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

Distrito Sanitário Norte I e II

CAPS III AD Norte - Centro de Atenção Psicossocial  Álcool e Drogas II - Av. Rio Doce, S/N - Conjunto Santarém - Potengi. Telefone: (84) 3232-8232.

Distrito Sanitário Sul

APTAD - Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e outras drogadições - AV. São Miguel dos Caribes, S/N, Pirangi.

SRT SUL -Serviço de Residência Terapêutica Sul - Rua Comandante Monteiro Chaves, Nº 2053, Pitimbu, Satélite.

Distrito Sanitário Leste

CAPS III 24H Leste - Centro de Atenção Psicossocial  III Leste - Rua Mipibu, Nº 404 - Tirol. Telefone: (84) 3232-8575/ 3232-8576.

CAPS III  24H “AD” Leste - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Leste - Rua Pacífico de Medeiros, Nº 55 - Barro Vermelho. Telefone: (84) 3232-8010/ 3232-8565.

SRT Leste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Rua Almeida de Castro, Nº 1019, Pitimbu, Tirol.

Distrito Sanitário Oeste

SRT Oeste - Serviço de Residência Terapêutica Leste - Av. Miguel Castro, Nº 714 - Lagoa Nova.

UAI - Unidade de Acolhimento Infantojuvenil - Av. Capitão Mor Gouveia, S/N - Cidade da Esperança.

Centro de Convivência - Funcionando temporariamente junto ao CAPSI - Av. Capitão-Mor Gouveia, s/n, Cidade da Esperança. Telefone: (84) 3232-4595/ 3232-4595.

Em casos de casos para crises de emergências psiquiátricas, o indicado é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima do seu bairro:

UPA Sul - Av. dos Xavantes. S/N

UPA Esperança - Av. Paraíba, Nº 214, Cidade da Esperança

UPA Pajuçara - Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, Nº 3393, Pajuçara

UPA Potengi - Av. Sr. do Bonfim, S/N, Potengi.