09/04/2021 13:20
  • Professores de Ciências participam de formação sobre Comunicação Não Violenta
Foto: Divulgação SME

É contínuo o processo de formação pedagógica dos professores da Rede Municipal de Ensino de Natal. Nesta quinta-feira (08), o Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação realizou uma formação para os professores de Ciências da Natureza, com o tema “Comunicação não violenta: Alunos e Professores Fortalecendo Vínculos”.

A formação aconteceu virtualmente, por meio da plataforma Google Meet. A palestrante Daiane Golbert, pós doutora em Neurociência, abordou o tema “Cura pela Mandala”, convidando os professores a acessarem memórias da infância, e ter um bom momento de reflexão através da produção de mandalas. Segundo Daiane “as mandalas são símbolos sagrados que podem ser desenhados de forma fácil e intuitiva, auxiliando no processo de cura”.

Em seguida, a psicopedagoga Mona Lisa Dantas iniciou a palestra sobre Comunicação Não Violenta. Na ocasião, os professores puderam compartilhar suas experiências e ter acesso a melhores formas de se comunicar com seus alunos. Os professores foram convidados a refletir sobre o processo de comunicação, de que forma ela poderia ser mais empática e livre de julgamentos, levando em conta as necessidades e sentimentos do outro.

Segundo Mona Lisa “a comunicação não violenta se baseia em habilidades de comunicação e linguagem, que possui como foco principal a conexão autêntica entre as pessoas, preservando a capacidade de continuarmos humanos. Ela nos ajuda a preservar a consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando enquanto nos comunicamos. Esse processo chamamos de comunicação consciente e compassiva, por ser sustentada pela honestidade e empatia, com si mesmo e com o outro”.

“Foi um encontro emocionante. Acho que estamos precisando de momentos como esse, que trabalhem o nosso emocional, o autoconhecimento, porque é só através desse autoconhecimento que podemos lidar melhor com o outro, seja com os colegas, com a comunidade escolar e com os alunos. A formação de Ciências trazer temas como esse, principalmente nesse momento de pandemia que estamos todos fragilizados, ter essa possibilidade de compartilhar com os colegas e construir junto um conhecimento que auxilia todos a lidar com essa questão, é muito reconfortante”, relatou a professora de Ciências da Natureza da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, Cíntia de Sousa Higashi.