09/04/2021 09:50
  • STTU leva teatro para conscientizar as pessoas no trânsito em tempo de pandemia

O mundo já não é o mesmo há pelo menos um ano. E com a pandemia do Covid-19, os serviços, as atividades, os setores estão tendo que se reinventar. Na Prefeitura do Natal, a Secretaria de Mobilidade Urbana está inovando o trabalho de educação para o trânsito em tempos de Coronavírus. Por meio do teatro,a ação voltada para educação para o trânsito leva mensagens de conscientização e prevenção sobre o vírus e ajuda a salvar vidas.

O secretário da STTU, Paulo César Medeiros explica que “com a pandemia, novas formas de educar e conscientizar para um trânsito melhor e mais seguro estão sendo pensadas. O uso da dramaturgia como recurso pedagógico tem encontrado neste tópico uma grande valia. Pois, de fato, a arte tem o papel de provocar a reflexão, a conscientização, o espanto, a contemplação.”

Com o refrão “Coronavírus não, Coronavírus não”; vamos usar a máscara; manter distanciamento; e lavar as mãos!”, a turma de teatro do órgão está se apresentando em drives-thru de vacinação, UBS, feiras livres, mercados públicos e em outros locais para sensibilizar as pessoas quanto aos cuidados na prevenção a pandemia.

O objetivo é que a dramaturgia leve até às pessoas uma consciência sobre as medidas preventivas no trânsito contra o Covid-19. Além das ações de rua, foi produzido um vídeo com a encenação para divulgação nas redes sociais e mídia tradicional.

PANDEMIA TAMBÉM DESPERTA AÇÕES SOLIDÁRIAS

Além de levar à reinvenção das formas, dos serviços e atividades como o exemplo do teatro na educação de trânsito, a pandemia gera também a oportunidade para as pessoas se mobilizarem em prol de ações solidárias e de impacto coletivo como é o caso da campanha “Vacina Solidária” realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde, e que está arrecadando alimentos nos drives-thru para quem está desamparado neste momento de crise. A campanha já arrecadou mais de uma tonelada de alimentos.