20/01/2021 14:21
  • Projeto de Mestrado vai vistoriar estrutura predial das unidades de ensino da Rede Municipal
Lili Gomes / SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Engenharia e Arquitetura, recebeu nesta quarta-feira (20), a mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ana Carolina Mello Ramos e o orientador professor doutor Ricardo José de Matos de Carvalho do curso de Engenharia de Produção, com o objetivo de estabelecer parceria na pesquisa de mestrado que aponta como objeto de estudo as unidades de ensino da Rede Municipal de Natal.

A proposta é colocar em prática o projeto de mestrado “Análise do Processo de Inspeção da Segurança das Edificações Escolares Municipais de Natal-RN e Riscos de Desastres: Uma Proposta de Melhoria”. Ana Carolina Mello Ramos é formada em Engenharia Civil e faz parte do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PEP) e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia (GREPE).

Como o nome já diz, o projeto tem como principal objetivo melhorar o processo de inspeção de segurança dos prédios dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Natal. “Queremos fazer um diagnóstico sobre o processo de inspeção das edificações escolares que já feito pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal da Educação, pensando na segurança da comunidade escolar, a proteção dos prédios frente a riscos de acidentes e desastres e consequentemente melhorando esse processo”.

“Viemos apresentar o projeto para a Secretaria Municipal de Educação, para despertar o interesse dela pela pesquisa. A SME se colocou favorável, com interesse, e vai dar todo o apoio necessário para que a pesquisa de Ana Carolina possa ser conduzida da melhor forma possível”, destacou o professor doutor Ricardo José de Matos de Carvalho.

A diretora do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Maria Fernanda Damião de Negreiros Uchoa, destacou a importância do projeto. “Esse projeto será uma forma de apoio enorme para a Secretaria Municipal de Educação de Natal, na parte de inspeção predial. Ter uma estudante de mestrado da UFRN, que está estudando 24h a respeito disso é um grande benefício para esta área”.

“A proposta do projeto é muito interessante no quesito de refazer um levantamento das escolas que estão precisando passar por melhorias. Já realizamos esse trabalho, mas, esse projeto será um avanço, digamos assim, para que possamos direcionar as melhorias de acordo com a segurança que eles estão propondo, e com isso vamos fazer um trabalho preventivo, evitando que ocorra algum problema futuro”, pontuou o chefe do Setor de Orçamento, Conferência e Manutenção da SME, Cláudio Roberto Fernandes Barros.