13/07/2020 19:36
  • SME realiza formação dos professores de Artes na plataforma Google Meet
Adrovando Claro

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, nesta segunda-feira (13), a formação dos professores de Artes na plataforma Google Meet, reunindo 45 participantes no horário matutino e 55 no turno vespertino. O calendário dos encontros se estende até dezembro com atividades online e palestras com convidados da área de Artes com o tema geral “Formartes em Casa: flagrantes de sabores e saberes da arte para cultivar nossa humanidade em tempo de exceção”.

Entre os objetivos da formação, destacam-se o conhecimento da proposta da formação docente continuada de Artes no contexto do ensino remoto emergencial em virtude da Covid-19 e ter noção de algumas ferramentas do Google compreendendo usos e modos de ser e de agir na educação online.

Para os encaminhamentos das atividades, haverá criação de uma sala de aula na plataforma Google, convidando três professores formadores da equipe de Artes como alunos de uma turma e a escrita de uma carta para um colega professor ou professora com o tema “Se não houver amanhã, hoje te ofereço...”. Depois compartilhar a carta na sala de aula do Google, além da organização de um caderno portfólio que é apresentado todo ano com os trabalhos dos professores.

A coordenadora da Formartes, Adeilza Gomes, ressaltou que a formação está alinhada com as reuniões do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), seguindo orientações e adequando o planejamento e os encontros dentro desta nova realidade, criando estruturas online de como conduzir a programação de forma remota. “Estamos vivendo um desafio, um momento diferente, inesperado, incerto, estamos buscando alternativas num contexto de ensino remoto emergencial e em fase de adaptação a esses novos tempos. E a dinâmica dos encontros online vai ser quase a mesma da forma presencial anterior, explorando novos elementos, relato de experiências e trabalhando com palestras com referências da educação em Artes”, explicou a assessora pedagógica da SME.

Entre os convidados para palestras virtuais nos encontros de Artes, destacam-se os professores Jean Gilberto (Escola de Música - UFRN), Avelino Neto (Cinema e Educação), Eduardo Pelereiro (Filosofia, Estética e Artes), Ana Amélia (Leitura de Imagens – Arte BR) e Nonato Viana (Dança – UFMA). O próximo encontro será no dia 27 de julho, com duas horas de duração em cada turno. A carga horária dos encontros será de 70 horas, incluindo atividades online nas datas especificas e trabalhos práticos de modo remoto.

O Google Meet é uma plataforma gratuita, que proporciona uma alternativa de acesso à comunicação com os professores, visando manter o vínculo com a Secretaria Municipal de Educação dentro das formações em cada disciplina. É uma ferramenta para conversar ao vivo com os formadores e professores, para rememorar conteúdos e as experiências didáticas que serão repassadas futuramente na sala de aula.