13/07/2020 13:03
  • SMS Natal realiza terceira chamada de testes rápidos a profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) promove, nesta semana, a terceira convocação de testagem rápida de Covid-19, destinada ao profissionais da saúde do município que ainda não realizaram o exame. Nos dias 13 e 14 de julho, segunda e terça-feira, a equipe laboratorial atende os Distritos Norte I e Norte II; 15 e 16 de julho, quarta e quinta-feira, os Distritos Sul e Oeste; e no dia 17 de julho, sexta-feira, o Distrito Leste. Os testes vão ocorrer das 8h às 16h, nas sedes administrativas de cada distrito sanitário do município. Até o momento, 4.029 servidores foram testados.

O procedimento é simples e acontece através da coleta de uma gota de sangue no dedo, com disponibilização do resultado no mesmo dia. O material reage numa lâmina e indica os índices IgG e IgM de cada pessoa, imunoglobulinas relacionadas às memórias e defesas do organismo. Os casos positivos são notificados e recebem acompanhamento para definir a melhor estratégia para tratamento médico.

"A gente está oferecendo mais essa oportunidade devido a alguns servidores não terem conseguido comparecer nas datas anteriores. Sabemos que o período é de cautela e alguns deles estavam afastados ou tiveram algum tipo de imprevisto no dia ofertado antes", indica Rayanne Araújo, secretária municipal de Atenção Integral à Saúde de Natal.

Segunda e Terça-feira (13 e 14): Distrito Norte I e Norte II

Quarta e Quinta-feira (15 e 16): Distrito Sul e Oeste