29/06/2020 18:21
  • SMS Natal expande oferta de testes de Covid-19 em parceria com a UFRN
Divulgação SMS

Parceria entre a Prefeitura do Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Instituto de Medicina Tropical (IMT), vai proporcionar uma maior oferta de testes do novo Coronavírus (Covid-19) para a população da cidade. A partir desta terça-feira (30 ), os teste tipo swab conhecido também como (RT-PCR) disponibilizado em seis unidades de saúde.

Na parceria estabelecida, a UFRN capacitou os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal), doou testes tipos swab por dia que serão distribuídos em cinco das nossas unidades de saúde e disponibilizou o laboratório da UFRN para processamento dos resultados.

“Essa parceria é muito importante. Antes esse tipo de teste só eram realizados em nossas UPAS e hospitais agora estamos estendendo para seis unidades municipais. O resultado ficará pronto em até 48h e será informado ao paciente via contato telefônico”, explica George Antunes, secretário da SMS Natal.

Para realizar o teste de Covid-19 nas Unidades de Saúde (UBS), o paciente precisa passar por uma consulta médica, onde o profissional vai prescrever ou não a necessidade do teste. O protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o paciente precisar estar sintomático de 3 a 7 dias seguidos.

Para a diretora do IMT, Selma Bezerra Jerônimo, a realização dos novos testes também nas UBS e junto aos servidores da saúde vai contribuir para desafogar as UPAs, que estão registrando atendimentos acima de sua capacidade. “Com os testes estando disponíveis em mais unidades, evita-se que as pessoas sobrecarreguem as UPAs e dependam apenas delas para receber esse atendimento”, resume a diretora.

A ampliação da oferta condiz com a estratégia de atuação no combate ao coronavírus, que é fazer a busca ativa dos possíveis infectados, direcioná-los para um tratamento adequado e tentar evitar que continuem disseminando o vírus e que cheguem ao estágio grave da doença.

Distrito Sanitário Norte I = UBS Pajuçara

Distrito Sanitário Norte II = UBS Nova Aliança

Distrito Sanitário Sul = UBS Nova Descoberta

Distrito Sanitário Leste = UBS Brasília Teimosa e UBS São João

Distrito Sanitário Oeste = UBS Felipe Camarão Unidade Mista

CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO DO SWAB PARA DIAGNÓSTICO DO COVID:

Serão coletadas APENAS as amostras dos pacientes que estejam entre o 3º e 7º dia de sinais e sintomas e que estejam nos critérios abaixo:

-Pacientes portadores de comorbidades:
Doenças cardíacas crônicas;
Doença cardíaca congênita;
Insuficiência cardíaca mal controlada;
Doença cardíaca isquêmica descompensada;
Doenças respiratórias crônicas;
Doença pulmonar obstrutiva crônica;
Asma;
Doenças pulmonares intersticiais com complicações;
Fibrose cística com infecções recorrentes;
Displasia broncopulmonar com complicações;
Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade;
Doenças renais crônicas;
Pacientes em diálise;
Pacientes em imunossupressão e/ou medicamentos (em vigência de quimioterapia/radioterapia, entre outros medicamentos); Transplantados de órgãos sólidos e de médula óssea;
Portadores de doenças cromossômicas e com estados de fragilidade (ex.: Síndrome de Down);
Diabetes;
Gestantes de risco.
-Pacientes com 60 anos ou mais;
-Pacientes que sejam profissionais da saúde, mediante comprovação.