22/02/2020 16:38
  • Palestra com ciclista norte-americana sela parceria entre o Maine e Prefeitura
Maria Cadó

Ocorreu nesta quarta-feira (19/02), no Palácio dos Esportes, a palestra de intercâmbio “Pedalando em Natal e no Maine”, com a ciclista norte-americana Barbara Trentacosta – voluntária do Maine Chapter Parteners of the Americas e do Bicycle Coalition os Maine (BCN). O encontro contou com convidados e ciclistas, e foi marcado pela troca de experiências, principalmente com a parceria que foi selada entre a Prefeitura do Natal e o Maine – estado localizado nos Estados Unidos.

A palestra foi dividida em dois momentos. O primeiro, a secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, apresentou para os presentes o projeto da prefeitura, Ciclo Natal; que consiste em realizar eventos gratuitos com ciclistas amadores por toda a Natal, desta forma explorando os ambientes urbanos, interação da população e prática ambientalmente sustentável. No ano de 2019 foram 11 edições realizadas pela SEL.

Danielle destacou como esse evento tem sido benéfico para a cidade e como adquirir experiência com outros países fará a modalidade crescer ainda mais. “Estamos evoluindo, conseguindo uma quantidade cada vez maior de participantes e, agora, teremos novas estratégias para seguir devido à palestra. Tenho certeza que seguimos no caminho certo para fortalecermos o ciclismo em Natal”, afirmou.

Em seguida, o arquiteto e urbanista, Carlos Alberto Milhor, diretor do departamento de engenharia de tráfego da STTU, falou como o Plano Ciclo Viário foi implantado na cidade. Na palestra foi apresentado o que já vem sendo feito, com ciclo faixas nas ruas, e os planos para 2020. Foi destacado que é preciso ter uma boa relação com os praticantes do modal, assim todas as partes agregam em uma única causa: o ciclismo.

Depois, foi à vez de Barbara falar sobre a sua carreira, como ingressou na modalidade e formas que o governo incentiva a prática na região americana. Ela acentuou como o esporte pode ser inclusivo, por desenvolver um trabalho voltado para cadeirantes em bicicletas especiais. Além disso, frisou que as políticas públicas podem ajudar o ciclismo, nas leis de incentivo, rotas exclusivas e ecológicas, assim como na economia. Afinal, quanto mais turistas estiverem na cidade participando destes eventos, mais capital será arrecadado.

A ciclista trabalhou mais de trinta anos dando aulas de Inglês para estrangeiros de todas as idades e diferentes atividades, incluindo imigrantes, refugiados, entre outros. Após se aposentar, dedicou-se ao voluntariado desenvolvendo programas comunitários em diferentes culturas, sempre na defesa da mobilidade através de meios de transporte não poluentes e na defesa de um meio ambiente saudável para o planeta. Participando de diversas excursões ciclísticas em vários países, como: Eslovênia, Romênia, Itália, Nepal, Rússia, Japão, Hong Kong, Austrália e outros.

A intérprete que traduziu a fala de Barbara durante toda a palestra, Yara Capistrano, também salientou a importância do momento. “Nos Estados Unidos existem áreas muito extensas, devido a sua geografia, no caso do Brasil temos menos espaço, mas uma concentração maior da população em um único ponto. Precisamos traçar estratégias para movimentar essas pessoas de forma eficaz para atrair cada vez mais ciclistas amadores”. Ela seguiu falando em como o Maine é um modelo eficaz e que já estamos em um bom caminho. “A palestra foi uma bela troca de conhecimentos. O Maine e Natal agora estão trabalhando em conjunto, e o que estava sendo desempenhando na capital potiguar só tende a evoluir”, finalizou.

Essa é uma realização da Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, além do Comitê dos Companheiros das Américas e a Associação dos Ciclistas do RN. O evento desta quarta-feira também contou com a parceria da presidente do Comitê RN- Maine, Marilia Sá.