24/01/2020 09:56
  • Guardas realizam treinamento prático com novos produtos de tecnologia não letal
Divulgação SEMDES

O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) organizou uma demonstração e treinamento de manuseio e utilização de novos produtos não letais utilizados pelas forças de segurança pública para efeito de ação incapacitante de possíveis ameaças e agressões. A apresentação dos equipamentos foi realizada pela empresa Condor, que trabalhou o espargidor lacrimogêneo e o Dispositivo Elétrico Incapacitante Spark Z2.0.

Além dos guardas municipais de Natal, a ação reuniu guardas das cidades de Guamaré, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Parnamirim, Monte Alegre, Pedro Avelino e Serra Caiada. Na ocasião, os agentes conheceram melhor as formas segura de utilizar os produtos e equipamentos em situações de crise, como também adquiriram informações sobre as inovações, estudos e novos produtos lançados no mercado para uso nas atividades de segurança pública.

O treinamento, com carga horária quase na totalidade de ações práticas, aconteceu na sede administrativa e operacional da GMN, na zona Norte de Natal. Os guardas utilizaram bombas de gás, empregos de espargidor lacrimogêneo e a pistola Spark em atividades de simulação de ocorrências encontradas no dia a dia do operador de segurança pública.

O subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, acompanhou as simulações e treinamentos, como também se apropriou das informações sobre os novos produtos lançados no mercado e que podem ser adquiridos pela corporação. “É uma forma de capacitar e ampliar o conhecimento dos nossos agentes para que, cada vez mais, possamos atuar em prol do cidadão gerando eficiência e legalidade nas nossas intervenções”, comentou.

Os guardas municipais de Natal já utilizam produtos não letais de posse das guarnições de patrulhamento preventivo, a exemplo dos espargidores de pimenta e pistolas elétricas incapacitantes.