12/11/2019 11:59
  • Prefeito Álvaro Dias receberá comenda Mecenas Potiguar da ANL
Alex Régis

O prefeito Álvaro Dias será homenageado com a comenda e o troféu de Mecenas Potiguar, concedidos pela Academia Norte-rio-grandense de Letras para as personalidades, das áreas pública ou privada, que se destacam na proteção e incentivo à cultura local. A cerimônia está marcada para esta quinta-feira (14/11), data na qual a instituição comemora os 83 anos de sua fundação. Além do prefeito, o empresário Eduardo Vila também será contemplado com o título e jornalistas do estado receberão a Medalha Agnelo Alves.

Álvaro Dias foi escolhido, por unanimidade, pelos membros da Academia e também ficará responsável pelo discurso da noite, em nome de todos os agraciados com os prêmios concedidos pela instituição. Na história da honraria, personalidades como Flávio Rocha, Marcelo Alecrim, Antônio Gentil e Paulo da Paula já estiveram entre os homenageados como Mecenas Potiguar, pela ANL.

“O prefeito Álvaro Dias está dando prioridade, em sua administração, à área cultural, valorizando nossa cultura e, principalmente, os artistas populares. O prefeito é um homem de sensibilidade cultural. Ele entende, sobretudo, que a cultura é desenvolvimento, é uma coisa objetiva. É uma emoção muito grande para mim e para a Academia poder estar concedendo a ele essa comenda”, explicou Diógenes da Cunha Lima, presidente da ANL.

O presidente cita, objetivamente, algumas das ações promovidas na gestão Álvaro Dias, que beneficiaram a área cultural. “O que ele fez com o Carnaval da cidade é um exemplo de trabalho na cultura, que rende emprego e renda. O que a cidade de Natal ganhou foi muito mais do que investiu, assim como o faz com o Natal em Natal e em outros eventos culturais. O formato do troféu que entregamos é um “X”, justamente por esse tipo de atitude, ou seja, alguém que é um multiplicador para a cultura e o desenvolvimento no nosso Estado”, analisou Diógenes da Cunha Lima.

Segundo o presidente da entidade, outros projetos na área cultural não podem ser esquecidos e estão alavancando o desenvolvimento em Natal, usando como base a cultura e a economia criativa. “Não podemos esquecer o que ele fez com a revitalização do Centro da Cidade (Beco da Lama), com o Alecrim, através da reforma da praça Gentil Ferreira, entre tantas outras”, enumerou.

A programação do evento de entrega das honrarias inclui, além da sessão solene, a apresentação musical de dois corais, que estarão reunidos especialmente para a ocasião, apresentações e uma recepção para os convidados. “Será uma noite muito bonita e importante para todos nós”, conclui o presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima.

Confira os Agraciados de 2019:

Troféu Mecenas Potiguar:

- Álvaro Dias

- Eduardo Vila

Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo – Pessoa Ilustre

- Padre Sátiro Cavalcanti Dantas

- Monsenhor Lucas Batista Neto

Instituição

- Hospital Infantil Varela Santiago

Medalha do Mérito Acadêmico Agnelo Alves

Categoria do jornalismo impresso e/ou blog

- Sávio Ximenes Hackradt