Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/11/2019 10:44
  • UBS Alecrim e Guarita promovem ação conjunta do Novembro Azul 
Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde do Alecrim e da Guarita se uniram e realizaram, na última sexta-feira (08/11), o Dia D de combate ao câncer de próstata. Foram diversas ações que, além de levarem informações sobre os riscos da doença, também conscientizaram sobre os cuidados com a saúde que a população masculina deve cultivar. 

 

 

Quem passava pela entrada das unidades se deparava com uma faixa que chamava para as ações que foram desenvolvidas. Os usuários que frequentaram as instalações no período das 8h às 11h, puderam contar com atividades de promoção à saúde, como realização de testes de glicemia, teste rápido, verificação de pressão, distribuição de preservativos e encaminhamento médico. 

 

 

“A intenção do evento é proporcionar facilidade ao homem. Então, quando ele vem pra cá e os testes apresentam alterações, ele já recebe encaminhamento médico. Se ele tiver acima de 50 anos, já sai com encaminhamento marcado para o exame de sangue do PSA “, afirma Maria Herlaiane, diretora da unidade do Alecrim. 

 

 

Para se aproximar mais desse público, as unidades apostaram em uma decoração temática do Novembro Azul, além de oferecerem cortes de cabelo aos usuários que participavam das ações. Tudo isso com o intuito de fazer esse homem se preocupar mais com seu bem estar e procurar atendimento médico.

 

 

“O homem acha que ir ao médico é para encontrar doença, então fizemos um evento lúdico, que é para ver se eles se engajam, se desperta o interesse deles em participar, para não ficar aquela coisa de consultório.”, reforça Rosa Maria Vital, agente comunitária da UBS Guarita. 

 

 

Homens como Luís Carlos, que, aos 58 anos, realizou, pela primeira vez, a maioria dos exames oferecidos pelas unidades, justamente pelo receio observado por Rosa. “Muita coisa a gente fica sem querer saber o que é, se é alguma doença ou não. Mas é bom (saber), e graças a Deus, até agora está tudo normal.”, comenta Luís, que já saiu da unidade com o exame de PSA agendado. 

 

 

Além do foco no mês temático, as unidades se preparam para fazer com que o público masculino procure regularmente os atendimentos oferecidos pela atenção básica, para que, no futuro, eles não precisem tanto da assistência especializada. “A intenção é incentivar que eles a frequentem as unidades de saúde, não só nesse mês de novembro, mas durante todo o ano.”, finaliza Maria Herlaiane. 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css