09/11/2019 09:24
  • Álvaro Dias entrega Praça Élia de Barros totalmente revitalizada
Marco Polo

Moradores do Bairro do Igapó, zona Norte de Natal, receberam na noite dessa sexta-feira (08/11) do prefeito Álvaro Dias, a conclusão das obras de revitalização da Praça Élia de Barros. Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a Praça teve recuperada toda a sua área de passeio, modernização na iluminação, completa pintura e a implantação de um novo paisagismo e de um painel grafitado por artistas locais. O equipamento possui Academia ao Ar Livre, que também foi revitalizada.

Álvaro Dias elogiou o trabalho realizado e assegurou aos moradores que em breve estará retornando ao bairro para a entrega de outras obras requisitada pelos desportistas. “Ficou realmente muito bonita e agradável a praça. É realmente um local privilegiado por ter essa vista da cidade do Natal. Agora, vocês poderão voltar a se reunir para bater papo, trocar ideias, as crianças brincarem e realizarem atividades físicas. Quero dizer que, dentro de pouco tempo, estaremos retornando aqui no bairro Igapó inaugurando outras obras, inclusive a quadra do Gaiolão, continuando nossa meta de entregar no mínimo duas obras por semana”.

A Semsur construiu no espaço uma mini quadra lúdica, medindo cerca de 330 m², o local foi colorido com diversos jogos em seu piso como forma de estimular a criatividade das crianças que frequentam a praça. O piso foi completamente reformado e nele foram pintados os jogos de Amarelinha, Labirinto, Tiro ao Alvo e Jogo da Velha. “Hoje estamos entregando mais uma obra determinada pelo Prefeito Álvaro Dias. Há 43 anos essa Praça nunca recebeu uma manutenção, por isso eu digo com toda a clareza que os moradores estão recebendo uma nova praça”, disse Irapoã Nóbrega, secretário de Serviços Urbanos (Semsur).

Nivaldo Bacurau, suplente de vereador e liderança comunitária na região, revelou que o equipamento não recebia manutenção há 43 anos. “É uma felicidade enorme ver isso aqui tudo novo, iluminado e colorido. Depois de 43 anos desamparados, nós tivermos a sensibilidade do Prefeito Álvaro Dias em atender nosso pedido. Como disse o secretário, não foi reformada, foi construída uma nova praça para nós”, afirmou.

Durante a cerimonia de entrega da praça à comunidade, a estudante Thabata Gabrielly, 10 anos, leu uma carta ao Prefeito representando os moradores do local.

“Os principais benefícios de uma praça são a função social, criação estética, ação educativa, extrema importância ecológica e o bem estar psicológico. O beneficio social se relaciona com as possibilidades que as praças oferecem a população de um simples gramado sombreado, a locais com quadras e jardim projetado. As praças oferecem oportunidades para quem deseja relaxar, praticar alguma atividade, planejar um encontro, praticar esporte, ou até mesmo se reunirem em grupo. Ela funciona como um local de interações e troca de ideias, características básicas da vida urbana ao ar livre. Por se constituírem de um espaço público, as praças podem funcionar como um local próprio para atividades educativas e ações governamentais. A Praça Élia de Barros foi renovada para a melhoria do dia a dia da sociedade do conjunto Igapó e adjacências”.

A atual gestão já entregou nove praças totalmente revitalizadas. São elas: Praça Élia de Barros (Igapó), Dom Pedro II (Alecrim), Eldorado (Lagoa Azul), Mangueiras (Lagoa Nova), Miriam Vasconcelos (Potilândia), Gentil Ferreira (Alecrim), Gizela Mousinho (Lagoa Nova), Nossa Senhora dos Navegantes (Redinha) e Residencial Redinha (Redinha). As Praças Francisco Valentim, no bairro das Rocas e Augusto Leite, no Tirol, já estão recebendo obras de revitalização e em breve serão entregues a população.