Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/10/2019 16:46
  • Urbana comemora 40 anos com ato ecumênico na sexta
Arquivo

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal - Urbana - comemora 40 anos de fundação agora em outubro. Criado pela Lei Municipal nº 2.659, de 28 de agosto 1979, mas registrado de direito em 23 de outubro do mesmo ano, o órgão celebra as quatro décadas de serviços prestados ao povo natalense com um ato ecumênico nesta sexta-feira (25/10), às 7h, no pátio do órgão municipal,

 

 

A idéia de Urbana como é hoje surgiu, inicialmente, como Departamento de Limpeza Urbana (DLU), dentro da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que adquiriu 16 veículos e uma área para destinação final de lixo, sendo este o primeiro departamento com operários destinados para o serviço de capinação, varrição e coleta de lixo.

 


Em 1979, o prefeito à época, José Agripino Maia, levou para os quadros da Urbana servidores da Semsur e da Secretaria de Administração, levando em conta que a empresa não tinha a condição de contratar servidores. Em 1980, a Urbana recebeu seu primeiro orçamento, e, a partir daí, a contratação de pessoal para seus quadros administrativo e operacional.

 

 

Em 2004, o aterro sanitário da Região Metropolitana de Natal foi implantado para a destinação dos resíduos sólidos. Em 2014, a primeira licitação de coleta feita pela Urbna, passando a ser referência para outros municípios no Rio Grande do Norte.

 

 

Atualmente, a Urbana busca de recuperar a área de Cidade Nova (transbordo), reformular o sistema de limpeza de Natal, reestruturar os Ecopontos, reestruturar a coleta seletiva e implementar uma mini-usina de beneficiamento de inertes, além de, através da regulamentação da Lei 6693/17, fazer de Natal a capital do mais limpa do Brasil.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css