07/10/2019 09:43
  • Semdes garante segurança na eleição dos conselheiros tutelares de Natal
Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) atuou durante todo esse domingo (06) garantido a tranquilidade e a segurança do pleito que elegeu os novos conselheiros tutelares de Natal. A ação reuniu a ostensividade da Guarda Municipal do Natal (GMN) e o apoio administrativo de técnicos da Semdes, que realizaram atividades de assistência jurídica de fiscalização e de mesários em algumas seções eleitorais.

A ação da Semdes iniciou ainda no sábado (05), com o patrulhamento da GMN agindo no processo de segurança na distribuição das urnas eleitorais. Durante o dia do pleito, viaturas percorreram os 34 locais de votação situados nas quatro zonas administrativas da capital potiguar.

Os guardas municipais trabalharam preventivamente com equipes fixas atuando na área interna e externa dos locais das eleições. Os agentes orientaram os eleitores durante o pleito e organizaram o sistema de segurança no intuito de promover o acesso rápido de todos e evitar manifestação de boca de urna nos setores de votação.

Um ponto importante realizado neste ano pela Semdes foi a disponibilização de uma equipe jurídica que atendeu chamados e averiguou denúncias de boca de urna durante todo o dia.

De acordo com a secretária da Semdes, Sheila Freitas, a presença efetiva da Guarda Municipal durante a eleição garantiu a tranquilidade dos eleitores, que puderam realizar suas escolhas de forma tranquila e ordeira. “Deslocamos viaturas com guardas para trabalhar na segurança das eleições e podemos concluir que o trabalho realizado alcançou seu objetivo, pois o processo eleitoral foi garantido”, contou.

A chefe de Gabinete da Semdes, Luciana Lima, informou que foram registradas e averiguadas algumas denúncias, que foram encaminhadas para apuração do Ministério Público Estadual. Um homem também foi detido pela Guarda Municipal na Escola Municipal Professora Noilde Ramalho Pessoa, na Redinha. Na situação, o homem foi acusado de tumulto no local de votação, sendo conduzido à Delegacia para esclarecimentos.

O processo eletivo de conselheiros tutelares de Natal é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Os escolhidos vão exercer mandato no quadriênio 2020/2023. No total, disputaram a eleição 67 candidatos, sendo eleitos 20 membros titulares, cinco para cada uma das quatro regiões administrativas da cidade, e outros 20 ficam na suplência.